Secretário da Receita Federal explica atuação do órgão na CPI do Carf

Secretário da Receita Federal explica atuação do órgão na CPI do Carf

Investigação apura suposto pagamento de propinas para manipulação em resultados do Conselho

AE

Secretário da Receita Federal explica atuação do órgão na CPI do Carf

publicidade

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, fez apresentação na manhã desta terça-feira, explicando a atuação do órgão à CPI que investiga o suposto pagamento de propinas para a manipulação de resultados no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Sem abordar as suspeitas sobre o colegiado, Rachid disse que o Carf é a segunda instância para julgamento de autos de infração com lançamento de créditos tributários após a fiscalização por parte da Receita. "O contribuinte não satisfeito com o lançamento pode impugnar e aí dar início ao contencioso", afirmou aos deputados. "A Receita tem interesse nos resultados dos julgamentos, para aperfeiçoar lançamento de créditos tributários", acrescentou.

A corregedora-geral do Ministério da Fazenda, Fabiana Vieira Lima, informou que foram instaurados 56 processos administrativos disciplinares desde 2013, quando a corregedoria da pasta foi criada. A maior parte deles, acrescentou, foi aberta em decorrência da Operação Zelotes. De acordo com ela, esses processos já resultaram em 16 procedimentos, envolvendo 28 conselheiros do Carf - fazendários e contribuintes -, além de sete servidores públicos e 117 pessoas jurídicas. "Após a conclusão das investigações, serão feitas representações junto ao Carf para que processos com irregularidades sejam rejulgados", afirmou.

Já o procurador-geral da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller, fez uma apresentação dos resultados do órgão e se limitou a dizer que a PGFN presta consultoria jurídica ao Ministério da Fazenda e representa a União nos julgamentos do Carf - com exceção de ações populares ou ações civis públicas.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895