"Serviço Social Voluntário será anunciado por Onyx Lorenzoni", diz Bianco

"Serviço Social Voluntário será anunciado por Onyx Lorenzoni", diz Bianco

Novo ministro do Ministério do Trabalho e Previdência é que irá decidir as ações da pasta, afirmou o secretário executivo

AE

publicidade

Perguntado sobre o Serviço Social Voluntário em estudo pelo governo, o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Bianco, não forneceu detalhes e respondeu apenas que a formatação do programa e os valores envolvidos serão anunciados pelo novo ministro da pasta, Onyx Lorenzoni.

"Não será nada complexo. Vamos criar algo simples que não burocratiza e gera emprego para jovens também nos ambientes públicos", limitou-se a responder. "Programas geralmente são lançados por medida provisória, devido à urgência de entrar em funcionamento, mas o ministro Onyx que decidirá", completou.

Bianco repetiu que os Bônus de Inclusão Produtiva e Incentivo à Qualificação (BIP e BIQ) terão uma contrapartida pública e uma privada. O secretário lembrou que o governo busca um acordo com o Sistema S para usar os recursos no programa voltado para os trabalhadores mais jovens. "O trabalhador estará disponível por meia jornada, de 4 horas, e a remuneração será paga em parte pelo empregador e parte pelo governo. O objetivo é chegarmos a um valor de meio salário mínimo", afirmou Bianco.

Para o secretário, o Sistema S pode melhorar. Ele apontou que o governo tem elogios e críticas ao sistema gerido pelas confederações setoriais. "Buscamos um consenso e certamente será feito acordo com sistema S, de mãos dadas com o sistema. Mas preciso ser franco, o governo entende que isso faz parte da missão do Sistema S", afirmou. "Onyx tem perfil conciliatório e conhecimento para chegar a acordo com Sistema S", avaliou.

Bianco também respondeu que a recriação do ministério sem a absorção da Dataprev não deve prejudicar em nada o trabalho da Previdência Social. "Somos clientes da Dataprev e não haverá nenhuma descontinuidade", afirmou, sem responder se a manutenção da estatal na estrutura do Ministério da Economia está relacionada com a possível privatização da empresa. "A Dataprev presta serviços para diversos órgãos, como o Ministério da Cidadania no auxílio emergencial e a secretaria especial de governo digital da Economia", acrescentou.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895