SindBancários celebra 90 anos de lutas e vitórias em Porto Alegre

SindBancários celebra 90 anos de lutas e vitórias em Porto Alegre

Cerimônia de comemoração ocorreu na Casa dos Bancários e homenageou 13 agraciados com o Mérito Bancário

Taís Teixeira

SindBancários comemora 90 anos de existência em Porto Alegre

publicidade

A celebração dos 90 anos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) começou na noite de quarta-feira, com uma cerimônia lotada na Casa dos Bancários, sede da entidade no Centro Histórico de Porto Alegre. Com o objetivo de comemorar a história do sindicato,que acompanhou as revoluções políticas e sociais por meio dos seus integrantes, o evento reuniu bancários no Auditório Olívio Dutra,uma homenagem ao ex-governador do Estado que tem a sua trajetória política relacionada à profissão de bancário, sendo reconhecido pelo sindicato como uma referência. Após muitas falas, 13 representantes foram  agraciados com o Mérito Bancário.  Na sequência, um coquetel finalizou a primeira noite de festejos, com direito a bolo personalizado e parabéns pelos 90 anos de existência. 

A condução do evento foi descontraída, mas também um momento de recordar a linha temporal de 90 anos, que amarra  fatos históricos e relevantes para o RS e para o Brasil, além de fortalecer a categoria. Para o presidente do SindBancários,Luciano Fetzner, a data evidencia o caminho de nove décadas de luta. “Ao longo deste período, vimos muitas assinaturas de acordos, bancos que surgiram, bancos que deixaram de existir. É uma categoria unida,numerosa e significativa, que vem se transformando e que irá obter ainda muitas conquistas”, afirmou.

Fetzner ressaltou que uma das pautas atuais  do sindicato é contra o projeto que visa desobrigar o uso de portas giratórias na entrada dos bancos de Porto Alegre. “Entendemos que essa medida compromete a segurança do bancário e do cliente e por isso estamos nos reunindo com a prefeitura de Porto Alegre para que não se consolide”, disse. O projeto foi aprovado em 14 de dezembro do ano passado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e tem previsão de análise  da prefeitura a partir de fevereiro. A redação final ainda não foi enviada pelo Legislativo ao Executivo.

Atualmente, o sindicato tem mais de 5 mil ativos. “Se for incluir o número de sócios remidos, o número avança para cerca de 10 mil sindicalizados”, contou. Hoje o sindicato constitui grandes bancos, agências de fomento, pequenas instituições e cooperativas. “Não consigo quantificar,mas deve estar em torno de centenas  de instituições”, realçou o dirigente, que é bancário do Banrisul desde 2006 e hoje é supervisor do  banco.

Mais festejos

Após os discursos e entrega das distinções, todos foram para a sala de festas, que também teve a presença de muitas pessoas. No próximo sábado, às 16h,  vai acontecer um festival musical para a categoria, no terreno adquirido recentemente pelo SindBancários, próximo à sede.  No local, haverá shows da banda Ultramen, Pagode da Malu, Bloco da Laje e Bloco Areal da Baronesa. Novas homenagens  estão programadas para destacar a passagem de 90 anos do sindicato,  entidade criada em janeiro de 1933, ainda sob o impacto da quebra da Bolsa em 1929, quando 185 trabalhadores do Banco Pelotense e do Banco da Província se juntaram em Assembleia Geral e criaram o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895