Economia

Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial comemora bons resultados em Porto Alegre

Em jantar de confraternização, setor recebeu 150 convidados

O vice-presidente,Carlos Conte, e o presidente  Alexandre Aguilar, na confraternização do Sinfac RS
O vice-presidente,Carlos Conte, e o presidente Alexandre Aguilar, na confraternização do Sinfac RS Foto : Fabiano do Amaral

O Sindicato das Sociedades de Fomento Comercial – Factoring do Estado do Rio Grande do Sul (Sinfac RS) comemorou o encerramento das atividades do ano com um jantar de confraternização com cerca de 150 convidados. O evento ocorreu na sexta-feira, no Hotel Deville, no bairro Anchieta, em Porto Alegre, e reuniu associados e lideranças corporativas e políticas. Com cerca de 250 empresas associadas, entre Factorings, Securitizadoras, Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e Empresas Simples de Crédito (ESC), presentes em todas as regiões do Estado, o sindicato oportuniza instruções técnicas, com consultorias, cursos e palestras para facilitar a vida dos associados e parceiros que contribuem com o fomento comercial. 

O presidente do Sinfac RS,  Marcio Aguilar, avalizou que o ano de 2022 para as empresas foi de uma retomada  gradual, especialmente, a partir do segundo semestre de 2021. “A própria economia acelerou  com índice de crescimento nacional entre 3% e 3,5% e a  previsão era negativista de crescimento  e nós invertemos a lógica”, disse. Aguilar relacionou o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro ao avanço do mercado de crédito, segmento que ele entende como  impulsionador da economia nacional. “Estamos inseridos no agronegócio, na indústria, no serviço em todos os setores da economia brasileira, sendo que  essa retomada  foi muito fortalecida pelo protagonismo do fomento mercantil do Brasil,  principalmente na manutenção e geração de empregos”, salientou.

O dirigente enfatizou que o setor do fomento comercial injetou mais de R$5 bilhões de reais na economia gaúcha no período  de 1º de janeiro a 30 de outubro. “Nosso foco está no micro e pequeno empreendedor, que é onde a economia se movimenta”, explicou dizendo que as factorings atuam transformando o faturamento futuro das micro empresas  em receita à vista, otimizando  o  fluxo de caixa, permitindo uma melhor performance do empresário na compra à vista do insumo ou da mercadoria.

O vice-presidente, Carlos Conte, destacou que o ano teve dois importantes acontecimentos, que foram as  eleições para governadores e para presidente  e a Copa do Mundo, sendo que o pleito eleitoral fez com que o  sindicato  elaborasse a sua estratégia de atuação em meio à movimentação política. “Tivemos que fazer análises internas e procedimentos adequados à nova realidade do país”, assinalou. 

O Sinfac RS comemorou 31 anos no dia 16 de  setembro de 2022.

 

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio