Snapchat estreia com furor em Wall Street, mas divide opiniões

Snapchat estreia com furor em Wall Street, mas divide opiniões

Rede social obteve maior aumento para estreia de uma empresa de tecnologia desde o Facebook

AFP

Snapchat estreia com furor em Wall Street, mas divide opiniões

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A Snap, dona do aplicativo Snapchat, arrancou a toda velocidade em sua entrada em Wall Street, nesta quinta-feira, e sua ação disparou logo após ser oferecida no mercado. Ao meio-dia, a Snap aumentava 47%, a 25,06 dólares, o maior aumento para a estreia de uma empresa de tecnologia no mercado desde o Facebook, em maio de 2012.

Famosa por suas fotografias e vídeos que desaparecem em até 24 horas, a empresa californiana ofereceu suas ações a 17 dólares, o que lhe dava um valor de 24 bilhões de dólares. Esse valor aumentou imediatamente depois que as operações foram abertas.

Os analistas não são unânimes sobre o futuro da Snap e discutem se irá se tornar um sucesso como o Facebook. Debra Williamson, da empresa de análises eMarketer, disse que o Snapchat gera o mesmo entusiasmo provocado pelo Facebook no início. "É uma empresa que, fundamentalmente, está mudando a comunicação", avaliou. "Isso torna o Snapchat tão estimulante quanto o Facebook foi em seu lançamento. E, além de tudo, tem um nicho no mercado de jovens que é criticamente importante para as novas tecnologias", acrescentou.

O Snapchat conta com 158 milhões de usuários ativos diariamente. Espera-se que, em 2017, obtenha investimentos de 936 milhões de dólares, segundo um relatório da empresa Goodwater Capital. "O Snapchat está muito bem posicionado para subir rapidamente e obter uma fatia de 652 bilhões de dólares da publicidade global", diz o informe. Muitos especialistas duvidam, porém, do futuro do Snapchat em um mercado tão competitivo, no qual Facebook e Google têm um poderio muito superior ao de seus concorrentes.

"Quando se avalia [essa companhia] com os indicadores financeiros tradicionais (...) a empresa não deveria estar valorizada em seu nível atual", sustenta o professor de Stratégia e Inovação Michael Wade, da Universidade Western Ontario.

Para ele, o Snapchat está, assim como o Twitter, "muito mal-adaptado" aos anunciantes que poderiam fazê-lo rentáve "A Snap é uma grande empresa com uma valorização de 500 milhões de dólares, mas acima desta cifra é um total desastre", disse Trip Chowdhry, do Global Research Equities. Ele considerou que a valorização do Snapchat "é uma amostra clara de que os mercados estão completamente desconectados da realidade".


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