Supermercados projetam alta de 8,5% nas vendas do Dia das Crianças

Supermercados projetam alta de 8,5% nas vendas do Dia das Crianças

Lojas do setor aumentaram compra de brinquedos e apostam em maior número de pessoas presenteadas

Correio do Povo

publicidade

Os supermercados gaúchos apostam na busca dos consumidores pela comodidade, na ampliação do mix de produtos e nas condições especiais de pagamento para ampliarem as vendas do Dia das Crianças, a ser comemorado no próximo dia 12 de outubro. Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, as lojas do setor aumentaram as compras de brinquedos e projetam um crescimento de 8,5% nas vendas para a data, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além dos presentes adquiridos pelos pais para os filhos, o setor está de olho em outros públicos compradores, como avós, padrinhos, professores e amigos. "Cada vez mais, o gaúcho está ampliando o número de pessoas a quem presenteia nas datas festivas. Se antes comprava um presente mais caro para o filho, agora busca também presentes de menor valor para sobrinhos, vizinhos, afilhados e outras crianças", apostou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Segundo ele, pesará em favor dos supermercados o baixo valor dos brinquedos vendidos no setor. "Puxado pelas bonecas simples e pelos carrinhos, o preço médio de um brinquedo nas gôndolas dos supermercados gira em torno de R$ 15", destacou o supermercadista.

Conforme Longo, cerca de 70% dos brinquedos comercializados nos supermercados gaúchos para a festividade são importados, contra 30% nacionais. Com um volume de compras 8% superior ao ano passado, os supermercadistas projetam que pelo menos 25% dos presentes adquiridos pelos gaúchos saiam dos caixas do setor. "As crianças acompanham os pais e têm cada vez maior poder de decisão na escolha dos presentes. Além de incrementarem seu mix de brinquedos e jogos infantis, os supermercados estão preparados para oferecer bolas, artigos eletrônicos, celulares, CDs e DVDs. As lojas maiores também têm opções como roupas e calçados", lembrou Longo, destacando que muitos supermercados de pequeno porte estão incluindo brinquedos em suas gôndolas pela primeira vez neste mês, especialmente para o Dia das Crianças.

Outro diferencial do setor é a conveniência: com cada vez menos tempo para realizar as compras, os gaúchos valorizam a praticidade de efetuar as compras da casa e os presentes em um só lugar. "Além disso, os supermercados oferecem condições diferenciadas de pagamento, como o cartão próprio", observou o presidente da Agas. Segundo dados da entidade, as seções de bazar e de brinquedos representaram em média, juntas, 3,73% das vendas dos supermercados gaúchos em 2011.

Alimentos em destaque

Além dos brinquedos e outros artigos para crianças, os supermercadistas projetam um aumento na procura dos gaúchos por itens como carne, bebidas, biscoitos, chocolates, salgadinhos e iogurtes, já a partir deste final de semana. "É uma data em que as famílias costumam comemorar em casa, reunidas", lembra Longo. As projeções da Associação mostram que as vendas de produtos relacionados ao Dia das Crianças vão representar, em média, 3% do faturamento total dos supermercados gaúchos neste mês de outubro.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895