Taxa de desemprego cai na região Metropolitana de Porto Alegre, diz FEE

Taxa de desemprego cai na região Metropolitana de Porto Alegre, diz FEE

Índice passou de 6,1% em dezembro para 5,8% em janeiro

Cláudio Isaías

publicidade

A taxa de desemprego apresentou redução em janeiro na região Metropolitana de Porto Alegre, passando de 6,1% da População Economicamente Ativa (PEA) em dezembro para 5,8%. O contingente de desempregados em janeiro foi estimado em 106 mil pessoas, 7 mil a menos em relação ao mês anterior. O resultado ocorreu devido a saída de 9 mil pessoas do mercado de trabalho, segundo a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Virgínia Donoso. e a socióloga da Fundação de Economia Estatística (FEE), Miriam de Toni, que apresentaram a pesquisa.

Em janeiro, o nível ocupacional na região Metropolitana de Porto Alegre apresentou relativa estabilidade (0,1%) passando a ser estimado em 1.730 mil pessoas. Com referência aos principais setores de atividade econômica ocorreu crescimento do nível ocupacional nos serviços (mais de 26 mil pessoas) e na indústria de transformação (mais 4 mil trabalhadores). No sentido contrário, aconteceu a redução da ocupação no comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (menos de 21 mil pessoas), assim como na construção civil (menos de 11 mil trabalhadores).

A pesquisa mostrou ainda que no período entre janeiro de 2014 e o mesmo período de 2015, a taxa de desemprego total na região permaneceu relativamente estável, passando de 5,7% para 5,8% da PEA. No mesmo período, a taxa de desemprego aberto permaneceu em 4,8%. Na comparação anual, o contingente de desempregados apresentou diminuição de 2 mil pessoas. O resultado aconteceu devido a saída de 55 mil pessoas do mercado de trabalho da região. Nos últimos 12 meses, ocorreu um declínio de 3% no nível de ocupação. O resultado foi bem superior a queda verificada em janeiro de 2014 (-0,5%).

Setorialmente, ocorreram decréscimos no comércio, reparação de veículos e motocicletas, de 36 mil trabalhadores, na indústria de transformação, com 14 mil pessoas e na construção civil, com 14 mil indivíduos. O único setor a apresentar crescimento foi o de serviços, com acréscimo de 20 mil pessoas.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895