Três em cada quatro trabalhadores buscam vaga temporária, diz pesquisa

Três em cada quatro trabalhadores buscam vaga temporária, diz pesquisa

Plataformas somam 9 mil vagas abertas no comércio e serviços; especialistas dão dicas para profissionais que desejam efetivação

R7

No Sine Municipal de POA, são 1.883 vagas, e nas agências FGTAS/Sine, 6.966 oportunidades

publicidade

Uma pesquisa realizada pela plataforma Empregos.com.br apontou que 72% dos entrevistados pretendem se candidatar para vagas temporárias até o fim do ano. O aumento do interesse dos trabalhadores neste formato de contratação acompanha o crescimento de oportunidades típico desta época do ano. No momento, estão abertas no Empregos.com.br 9 mil vagas de trabalho temporário, especialmente nos setores de comércio, serviços e indústria.

"Muitas das atividades são na área de vendas, mas, com o crescimento do e-commerce, é possível encontrar oportunidades também nas áreas de logística, armazenamento, entre outras atividades relacionadas", afirma Tábata Silva, gerente de marketing do Empregos.com.br.

As vagas cresceram 170% em outubro no levantamento realizado pelo aplicativo Trampolim, se comparadas ao mesmo mês de 2021. Com maioria para vendedor, operador de caixa e atendente, o setor de comércio e serviços somaram 3 mil vagas.

De acordo com Bruno Rizzato, diretor-geral do Trampolim, o trabalho temporário é uma chance para os desempregados voltarem ao mercado de trabalho. Por isso, fazer um currículo sob medida para essas vagas é essencial.

“Como objetivo, mantenha o foco na vaga que está em questão. No histórico profissional, destaque se você já teve alguma experiência com trabalho temporário. Se é a sua primeira vez, deixe um breve histórico e fale sobre suas habilidades ligadas principalmente a tecnologia e atendimento ao público”, recomenda Rizzato.

Outra dica do especialista é priorizar informações relacionadas à flexibilidade profissional e de horário. “Hoje, é essencial o candidato apresentar disponibilidade para trabalho em formato home office, presencial ou como for melhor para a empresa. Também é importante lembrar que na época de festas o varejo estende o horário comercial”, afirma.

Tábata Silva reforça que o trabalho temporário pode ser o início de uma carreira, porque costuma ser uma espécie de laboratório para as empresas. De acordo com o estudo, ser efetivado é o desejo de 65% dos profissionais que vão se candidatar para vagas temporárias este ano.

“Os gestores ficam atentos à atuação do profissional no dia a dia e observam se ele está envolvido com a empresa. Por isso, a dica é demonstrar interesse pela permanência, ser proativo e apresentar soluções, além de criar uma relação positiva com a equipe. Se o empregador perceber que você tem potencial, o trabalho temporário pode virar um trabalho permanente”, diz Tábata.


Técnica é usada no preparo do espetinho

Empreendedor aprimorou o negócio com pesquisas e cursos

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895