Tractebel irá fechar Usina Termelétrica de Charqueadas em agosto

Tractebel irá fechar Usina Termelétrica de Charqueadas em agosto

Mais 2,5 mil empregos indiretos serão extintos com o encerramento das atividades

Samantha Klein/Rádio Guaíba

Usina vai fechar até o final de agosto

publicidade

A Engie Tractebel Energia resolveu fechar a Usina Termelétrica Charqueadas, que tem capacidade instalada de 36 MW. A planta será desativada em 31 de agosto. A usina, que tem 54 anos de instalação, chegou à chamada obsolescência técnica, conforme a empresa.

Em nota, o diretor-presidente Manoel Zaroni Torres explicou que não existem restrições ambientais à manutenção da usina abastecida a carvão. “Nossas restrições são de final de vida útil dos equipamentos, pois alguns deles já estão alcançando a marca de 300 mil horas de operação”.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, estima que 2,4 mil funcionários indiretos sejam demitidos. Além disso, a térmica tem 72 empregos diretos. O prefeito de Charqueadas, Davi Gilmar, argumentou que o impacto vai ser sentindo por toda a região, afetando fornecedores de carvão, terceirizados e transportadoras, por exemplo. Uma comitiva esteve em Brasília nessa semana para obter mais prazo para a adequação da planta, mas a resposta da Agência Nacional de Energia Elétrica foi negativa.

A usina de Charqueadas precisava se adequar às normas de uma Resolução Normativa de 17 de julho de 2012, da Aneel. A medida estabelece critérios de eficiência para as usinas de energia e entrou em vigor em dezembro. Os custos da operação, porém, inviabilizaram a manutenção da térmica. Conforme a nota, “os diferentes estudos demonstraram que uma nova Usina não teria retorno financeiro em 25 anos, que é o tempo utilizado para amortização desses investimentos no setor elétrico”.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895