Turismo no RS é pauta no Tá na Mesa
A reunião almoço realizada pela Federasul contou com a presença do Secretário de Turismo do RS

publicidade
A retomada do turismo no Rio Grande do Sul foi pauta do Tá na Mesa desta quarta-feira. A reunião almoço realizada pela Federasul contou com a presença do Secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Tavares; da gerente Geral do Parque do Caracol, Sandra Ferraz; e da diretora da Gam3 Parks, Carla Denobi.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa destacou a importância da reabertura do Aeroporto Salgado Filho, que havia limitado a capacidade do Estado em sediar eventos. Costa considerou que é o momento de repensar e valorizar o potencial turístico do Estado, e enfatizou o papel da Federasul e de seus parceiros em fortalecer esse setor e ajudar a impulsionar o desenvolvimento turístico.
A campanha para fortalecer o turismo no RS, após as enchentes que atingiram fortemente o Estado, foi destacada pelo secretário Ronaldo Santini. Ele explicou que o objetivo principal é mostrar que o Rio Grande do Sul está pronto para receber visitantes.
A ação, de caráter nacional, está sendo divulgada em jornais, outdoors e aeroportos, especialmente fora do Estado, visando atrair turistas de volta. Ele considerou que a resposta já tem sido positiva, com aumento nas buscas por hospedagem e eventos, especialmente em locais como Gramado, onde o setor hoteleiro registra um crescimento de até 45% na procura.
O secretário mencionou a importância de ampliar e diversificar os acessos turísticos e garantir que o turismo gaúcho seja menos dependente de um único ponto de acesso, o Aeroporto Salgado Filho.
Santini também destacou o potencial de crescimento do turismo náutico no Estado. Ele mencionou que o Porto de Rio Grande já iniciou negociações para que cruzeiros saiam do Estado, atraindo turistas não apenas do Rio Grande do Sul, mas também de regiões vizinhas, como Argentina e Uruguai. No entanto ele destacou a necessidade de dragagem e revisões estruturais para melhorar o escoamento.
Porto Alegre está desenvolvendo novos projetos para impulsionar o turismo náutico, incluindo a revitalização e reabertura do Cais Embarcadero e a construção de uma marina em frente ao Pontal, na zona Sul, ambos visando tornar a cidade mais atrativa para atividades náuticas. Outro projeto ambicioso é o Centro de Eventos da Orla 2, que está sendo planejado em parceria com a prefeitura e o governo estadual, com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor de turismo náutico.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital destacou que uma das medidas adotadas, no início da gestão, para impulsionar o setor foi a redução do redução do Imposto Sobre Serviços para eventos de 5% para 2%. Ela observou que após as enchentes, a prefeitura isentou o IPTU de comércios e residências afetados. Júlia considerou que Porto Alegre já recuperou os empregos perdidos com as enchentes e registrou, em setembro, o maior saldo de contratações do ano, mesmo antes do funcionamento pleno do aeroporto. Para 2025 e 2026, o objetivo é ampliar o calendário de eventos na Capital.
Carla Denobi observou que a Orla do Guaíba em Porto Alegre está passando por um replanejamento para torná-la mais resiliente a eventos climáticos futuros, com a prefeitura e concessionária trabalhando em conjunto para criar um espaço durável e adequado para novos eventos. Ela também considerou a importância de valorizar o turismo para os próprios moradores, promovendo a utilização de espaços culturais e públicos locais para que a cidade se torne um polo turístico vibrante e economicamente ativo.
Sandra Ferraz ressaltou a importância da parceria público privada para amplificar o turismo no Estado. E destacou os novos investimentos no Parque do Caracol, em Canela, para tornar a cidade um ponto de turismo de aventura. O local está fechado para obras e vai contar com o primeiro Salto de Pêndulo do RS e um novo Mirante da Cascata, com 800m² e uma trilha suspensa de 49m².