São Gabriel lança programa para primeira oportunidade de trabalho

São Gabriel lança programa para primeira oportunidade de trabalho

Foco está na qualificação de jovens entre 16 e 24 anos

Correio do Povo

Empresas serão selecionadas para oferecer vaga a pessoas na faixa dos 16 aos 24 anos

publicidade

Com o objetivo de facilitar o ingresso de jovens ao mercado de trabalho, a Prefeitura de São Gabriel selecionará empresas interessadas em oferecer uma oportundiade a pessoas na faixa dos 16 aos 24 anos que ainda não tiveram vínculo empregatício. O decreto que regulamenta o programa Primeira Oportunidade, assinado pelo prefeito Lucas Menezes, prevê que a prefeitura custeará 50% da remuneração de cada trabalhador durante seis meses.

O diferencial da iniciativa, segundo o prefeito, é o perfil das vagas que serão contempladas no programa. “Nossa intenção é qualificar a mão de obra da nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Por isso, não é qualquer vaga que poderá ser disponibilizada no programa. Nossa concepção é oferecer oportunidades que proporcionem qualificação profissional aos jovens gabrielenses, para que eles sejam absorvidos pela empresa após o período do programa ou estejam preparados para futuros desafios”, disse o prefeito.

Como se trata de um projeto-piloto, serão oferecidas inicialmente 20 vagas. Cada empresa poderá aderir oferecendo entre duas e cinco vagas, conforme o tamanho de seu quadro de pessoal, mas precisará atestar que não diminuiu cargos nos três meses anteriores. Na primeira semana de julho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura se reunirá com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial (ACI) para explicar o funcionamento do programa e buscar adesões, seja na cidade ou no campo. “Nas reuniões com empresários, são comuns relatos sobre a dificuldade de preencher vagas para algumas funções. Então, queremos incentivar a qualificação dos jovens, gerando oportunidade de futuro a eles”, completa Lucas Menezes.

O próximo passo será o lançamento do edital com prazos e regras para inscrição de empresas e candidatos às vagas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895