Veja como evitar fraudes na Black Friday

Veja como evitar fraudes na Black Friday

Lojistas preparam descontos e promoções para o mês de novembro. Os consumidores precisam estar atentos e agir com cautela na hora da compra para não cair em golpes. Confira os cuidados que devem ter nessa data promocional do comércio

Correio do Povo

Consumidores devem pesquisar em diferentes fornecedores para avaliar preços e ofertas

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Mês de novembro. Black Friday. A data oficial é 25. No entanto, lojistas preparam um mês de ofertas para incrementar as vendas de fim de ano. Pois, pesquisa do Google e da Ipsos revela que 89% dos consumidores pretendem comprar algo para si na Black Friday. A pesquisa foi realizada em agosto por meio de um painel on-line com mil brasileiros conectados, das classes A, B e C e residentes em todo o Brasil. No entanto, é importante adotar cuidados para se precaver de golpes. Para isso, o Correio do Povo elencou dicas para evitar as fraudes.

O diretor do Procon de Porto Alegre, Alexandre Appel, diz que os consumidores estão mais conscientes na hora da compra. Já os lojistas, na sua opinião, estão mais preparados para incrementar suas vendas. "Dois anos de pandemia deixaram o lojista mais responsável e o consumidor mais consciente".

A orientação de Appel é a de que o consumidor pesquise os preços dos produtos em vários fornecedores para poder comparar preços e ofertas. "Vale também a dica de acompanhar preços antes da Black Friday para verificar as ofertas. "Recomendamos ainda comprar de lojas físicas para evitar atrasos de entrega e produtos errados", acentua. Segundo o diretor do Procon, os números de denúncias de fraudes reduziram. "Aumentaram as consultas sobre os pagamentos de cartão e descontos de produtos pagos em dinheiro".

A equipe de fiscalização do Procon de Porto Alegre estará em ação antes e durante a Black Friday. No entanto, Apell alerta que o consumidor tenha o cuidado de não se endividar e comprar de forma consciente

De acordo com uma pesquisa realizada pela Offerwise a pedido do Google em maio, quase metade (45%) dos consumidores entende que, passadas as restrições da pandemia da COVID-19, eles agora podem decidir de forma mais consciente quais produtos, marcas e serviços comprar. Além disso, a pesquisa mostrou que 8 em cada 10 pessoas estariam dispostas a trocar de marca caso entenda que ela não está conectada à sua identidade ou suas necessidades.

O que é a Black Friday? 

É o período em que o comércio prepara uma série de ofertas e abaixam os preços dos produtos. A tradição se iniciou nos  Estados Unidos, nos anos 70, e é realizada logo após o feriado de Ação de Graças, na última sexta-feira do mês  de novembro. Este ano, ela acontecerá dia 25 de novembro. 

No entanto, os lojistas sempre preparam um aquecimento de vendas e os descontos começam antes e, às vezes, dura o mês todo. No Brasil, a Black Friday existe desde 2010, quando lojistas resolveram adotar as mesmas ações de ofertas das lojas norte-americanas.

Dicas para se prevenir de uma Black Fraude

1 - Monitores os preços de produtos nas lojas antes da Black Friday para não comprar com descontos "maquiados". 

2 - Pesquise em diferentes consumidores para verificar preço e ofertas.

3 - Nas compras pela Internet, não compre em qualquer site. Verifique sua autenticidade. Consulte o Sindec Nacional ou o Procon local para obter informações.

4 - Para pagamento on-line a melhor opção é o cartão de crédito ou serviços com Paypal ou PagSeguro

5 - Verifique o cadeado de segurança nos sites e mantenha seu antivírus atualizado

6 - Salve os e-mails trocados com fornecedor, pois são comprovantes em casos de trocas ou não recebimento do produto 

7 - Observe o prazo de sete dias se você se arrepender de uma compra feita pela internet. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. 

8 - Esteja atento aos prazos de entrega. 

9 - Também fique atento à política de troca do estabelecimento comercial e guarde a nota fiscal  

10 - Desconfie de promoções absurdas e de mensagens recebidas de estranhos por WhatsApp ou e-mail.

11- Não clique em links desconhecidos nem informe seus dados pessoais, especialmente seu CPF, em sites duvidosos.

12 - Monitore seu CPF para receber alertas sobre movimentações feitas em seu nome e vazamento dos seus dados.

Golpes mais comuns durante a Black Friday

1. Tudo pela metade do dobro

Cuidado com lojistas que aumentam na véspera da promoção e depois anunciam promoções "vantajosas demais". 

2. Mudança de preço no carrinho de compras

A compra vai para o carrinho e começa a contagem regressiva para que o consumidor aproveite os descontos. Na pressa, o consumidor pode cair no golpe do preço original, sem o desconto aplicado. O cliente acaba pagando um valor diferente do anunciado e só percebe depois.

3. Frete se torna mais caro do que o produto 

Os consumidores precisam estar atentos aos preços do frete para entrega dos produtos comprados em lojas on-line. Há casos em que o preço do produto é realmente vantajoso em relação a sites concorrentes. Porém, na hora de pagar o valor fica bem acima do anunciado. Ao verificar, o valor do frete é abusivo. 

4. Prazo de entrega abusivo

O preço está mais baixo do que a média dos concorrentes, o frete é gratuito, conhece o lojista e é o produto que deseja comprar.  Compra realizada, basta aguardar o pedido chegar. Mas o tempo passa e o produto demora a ser entregue. Então, confirme antes de fechar a compra qual o prazo mínimo e o prazo máximo para entrega 

Fonte: Procon-POA, Serasa

 

 


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