Vendas do comércio varejista caem em junho, diz IBGE

Vendas do comércio varejista caem em junho, diz IBGE

Resultado é o segundo negativo do indicador com perda acumulada de 1,5%

Giuliana Saringer / R7

No primeiro semestre de 2018, venda dos varejos cresceram 2,9%

publicidade

As vendas no varejo caíram 0,3% em junho em comparação com o mês de maio, segundo a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este é o segundo resultado negativo do período, acumulando perda de 1,5%.

Os produtos que tiveram queda nas vendas no período foram os itens de mercado, alimentos, bebida e fumo (-3,5%) e os combustíveis e lubrificantes (-1,9%). As vendas que cresceram no período foram móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e materiais para escritório (4,1%) e artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%).

Crescimento em comparação com 2017

Em comparação com junho de 2017, o volume de vendas cresceu, registrando variação de 1,5%. Das oito atividades pesquisadas, quatro apresentaram crescimento nas vendas, sendo elas os mercados, alimentos, bebidas e fumo, artigos de uso pessoal e doméstico, artigos farmacêuticos e médicos e móveis e eletrodomésticos.

Os setores de combustíveis e lubrificantes; os tecidos, vestuário e calçados; livros, jornais, revistas e papelaria e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registraram menor número de vendas. De janeiro a junho deste ano, a venda dos varejos cresceram 2,9%, enquanto o acumulado de 12 meses foi de 3,6%.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895