Vendas do Dia dos Pais crescem 6% e indicam recuperação do consumo, diz Serasa
Apesar de alta ter sido inferior a 2011, resultado mostra aumento gradual do poder de compra
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Para o economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, apesar do crescimento deste ano ter sido menor do que em 2011, a expansão é significativa, por ser “um crescimento sobre uma base elevada”. Segundo ele, o resultado mostra um aumento gradual do consumo, que havia se retraído em função das dívidas contraídas pelos consumidores, resultando na alta da inadimplência dos últimos meses.
O economista disse que em junho a inadimplência entrou em queda. Essa nova conjuntura abre, de acordo com Almeida, “a perspectiva de um final de ano que repita ou seja um pouco superior a 2011”, em relação as vendas. Como ainda estão por vir duas datas importantes para o comércio – Dia das Crianças e Natal – o economista acredita que o aumento das vendas do Dia dos Pais tem um “significado especial”, indicando uma possível recuperação do consumo ao longo do segundo semestre.
Na cidade de São Paulo, a semana do Dia dos Pais teve expansão das vendas ligeiramente maior do que no resto do país: aumento de 7,4%, contra 6,3% no mesmo período de 2011. No fim de semana da data, entretanto, as vendas na capital paulista tiveram alta de apenas 2,2%, abaixo dos 5,8% registrados no ano passado. Em Porto Alegre, o Dia dos Pais movimentou R$ 52 milhões no comércio, de acordo com estimativa da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da Capital. A data de maior venda foi sábado, representando 30% do total do montante.