Vendas do varejo sobem 0,5% em abril, aponta IBGE

Vendas do varejo sobem 0,5% em abril, aponta IBGE

Alta é a maior desde outubro do ano passado

AE

publicidade

As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,5% no mês de abril sobre março, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Comércio. Com isso, o gerente da coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira, afirmou que, "caso a valorização do dólar continue, o quadro inflacionário no País irá piorar e terá repercussão no comércio varejista".

Para Pereira, a alta dos preços já está influenciando o desempenho das vendas em alguns setores. Entre os segmentos afetados pela alta do dólar estariam, segundo ele, os de hiper e supermercados, de eletrodomésticos, de informática e comunicação, e de tecidos, vestuário e calçados. Pereira ressalta ainda que a alta da taxa básica de juros (Selic) tem influência nas vendas, como de automóveis. "Tudo que tem reflexo no crédito vai influenciar", afirmou.

Na comparação com abril do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 1,6% em abril deste ano. Até abril, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,0% no ano e de 6,4% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,9% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. Na comparação com abril do ano passado, as vendas do varejo ampliado cresceram 9,1% em abril deste ano.

Até abril, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 5,1% no ano e de 7,7% nos últimos 12 meses. O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,1% no trimestre encerrado em abril.
 
Alta no varejo é a maior desde outubro


A alta de 0,5% nas vendas do varejo no mês de abril ante março foi a maior, para essa base de comparação, registrada desde outubro do ano passado (0,6%). A taxa é também a primeira positiva após a estabilidade apresentada em março ante fevereiro (0,0%) e a taxa negativa de fevereiro ante o mês anterior, de -0,4%.

O IBGE revisou o índice relativo às vendas no varejo como um todo no mês de março ante fevereiro, de -0,1% para 0,0%. Considerando a mesma base de comparação, o IBGE revisou o índice de varejo ampliado - que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção - de 0,2% para 0,3%.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895