Vendas no comércio em agosto atingem melhor patamar desde 2000, diz IBGE

Vendas no comércio em agosto atingem melhor patamar desde 2000, diz IBGE

Pesquisa aponta que resultado do mês representa quarta alta consecutiva do setor

R7

inco das oito atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de julho para agosto

publicidade

As vendas no comércio cresceram em agosto e atingiram o melhor resultado desde 2000, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas ficou em 3,4% frente a julho, 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014, e 6,1% em comparação a agosto do ano passado. Esta foi a quarta alta consecutiva do indicador.

Apesar do resultado positivo, o setor ainda não conseguiu recuperar as perdas de meses anteriores e as vendas acumulam queda de 0,9% no ano. Nos últimos 12 meses, acumula alta de 0,5%. O gerente da PMC, Cristiano Santos, afirma que o setor registrou o pior resultado em abril.

“O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,9% acima de fevereiro”, afirma.

Crescimento por setores

Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de julho para agosto, entre elas os tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).
 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895