Economia

Vendas no varejo caem 1,0% em junho ante maio, aponta IBGE

Na comparação com igual período de 2023, no entanto, há elevação de 4,0% no índice

Varejo tem recuo em junho
Varejo tem recuo em junho Foto : Rovena Rosa / Agência Brasil / CP

As vendas do comércio varejista caíram 1,0% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com junho de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,0% em junho de 2024. As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 5,2% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 3,6%.

Varejo ampliado

Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 0,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com junho de 2023, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 2,0% em junho de 2024. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,3% no ano e aumento de 3,5% em 12 meses.

Veja Também

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio