Vendas nos supermercados gaúchos têm crescimento de 6% no Natal, diz Agas

Vendas nos supermercados gaúchos têm crescimento de 6% no Natal, diz Agas

Fato da véspera ter caído em uma segunda foi determinante para sucesso nos números

Franceli Stefani

Vendas nos supermercados gaúchos tiveram um crescimento de 6% no Natal

publicidade

Os supermercados gaúchos tiveram um crescimento de 6% nas vendas no Natal, em comparação com o ano passado. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o fato da véspera de Natal ter caído em uma segunda-feira, foi determinante para o sucesso dos números. O presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, enalteceu o calendário favorável, com cinco fins de semana em dezembro, o possibilitou que os consumidores buscassem melhores opções em preços, visitando mais vezes o ponto de venda e fracionando suas compras para a data em diferentes dias do mês.

O crescimento de 6% supera as expectativas do setor, que projetava um incremento entre 3% e 4% nas vendas. A criatividade das empresas do segmento supermercadista e as promoções proporcionadas na última quinzena pela indústria também alavancaram o crescimento das vendas, resultando em uma redução média de 4% no preço dos produtos típicos de Natal em relação à festividade de 2017.

“Os consumidores tiveram três dias para adquirir os itens que faltavam para a ceia, evitando concentração e filas no último dia”, detalha Longo. As compras de última hora representaram somente 25% do total vendido, um número baixo em relação a Natais anteriores. “Houve uma programação maior e mais pesquisa de preços, já que os supermercados registraram 5% mais visitas de clientes em suas lojas do que no ano passado”, observa.

De acordo com a entidade, o item com maior destaque em crescimento de vendas, neste Natal, foi a categoria de cervejas. “Puxadas pelas embalagens para presente e pelos produtos especiais/artesanais, as cervejas registraram um crescimento de 15% nas vendas”, pontua Longo.

Outra bebida em destaque foi o espumante, com crescimento de 6% na comparação com o ano passado. “Os supermercados já estão reforçando os estoques para a semana do Réveillon, quando os espumantes são o item mais procurado pelos clientes”, destaca o presidente da Agas.

Com relação aos presentes, os pequenos carrinhos e bonecas de baixo custo foram os carros-chefes, além das caixas de bombons, que registraram crescimento de 5% nas vendas. Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895