Vinda da Hyundai deve estimular investimentos coreanos no RS

Vinda da Hyundai deve estimular investimentos coreanos no RS

Previsão é de que produção de elevadores em São Leopoldo inicie em um ano

Correio do Povo

publicidade

A Hyundai deverá representar o Rio Grande do Sul frente a corporações sul-coreanas, conforme acordo firmado com o governo gaúcho. A informação é do vice-presidente da empresa no Brasil, Victor Park . Em entrevista à Rádio Guaíba nesta sexta-feira, ele afirmou que não somente a indústria vai se firmar em São Leopoldo, como já há negociações para que outras empresas de médio e grande porte da Coreia também se estabeleçam na região.

O vice-presidente não quis adiantar os setores que seriam contemplados nem os nomes das empresas interessadas até que todos os acordos sejam concretizados. Ele salientou que o fato de a corporação ser de grande porte - uma das maiores da Coreia - dá um aval muito grande ao Rio Grande do Sul e ao Brasil, gerando um interesse das outras indústrias em se instalar no País.

Park falou que Santa Maria é uma cidade muito querida para ele, e que já tem opções de empresas para levar à cidade, além de Novo Hamburgo e outros municípios. Conforme ele, sua função agora é encontrar corporações que sejam mais fáceis de trabalhar em um local ou outro, de acordo com o tamanho e demais características.

O principal diferencial da cidade de São Leopoldo para ser escolhida como sede da nova fábrica, de acordo com Park, foi o fato de estar preparada para receber o empreendimento em um espaço mais curto de tempo. Além disso, possui outras empresas no entorno, o que é necessário para a operação.

Com a escolha do local, o próximo passo é definir o tamanho inicial da fábrica, que produzirá, além de elevadores, escadas rolantes, esteiras e alguns outros produtos. Isso será feito com a ajuda de uma equipe de cerca de dez representantes da indústria.

A direção da empresa se reunirá com a prefeitura de São Leopoldo para revisar a localização da fábrica e tomar a decisão final sobre o tamanho da mesma. Após, será avaliado quantos vagas devem ser disponibilizadas para trabalhadores da região. A quantidade de empregos gerada pode ser maior ou menos de acordo com o nível do empreendimento, segundo Park, podendo variar de 500 a 5 mil funcionários. Ele ressalta que a contratação de mão-de-obra direta e indireta depende muito do processo de instalação.

A Hyundai oferecerá treinamentos aos funcionários, com suporte do governo estadual e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Assim, será possível qualificar os trabalhadores em território gaúcho e alguns também na Coreia do Sul.

A construção da fábrica deverá ser realizada em curto prazo, com previsão de inauguração para o começo de 2013. O objetivo é atender, primeiramente, o mercado nacional e, depois, o latino-americano.

Hyundai deve anunciar fábrica de elevadores no dia 4

O anúncio oficial da instalação da fábrica de elevadores da Hyundai em São Leopoldo, no Vale do Sinos, deve ser feito no dia 4 de fevereiro, segundo o prefeito Ary Vanazzi. “Quem tem o poder de decidir é a Hyundai e o governador Tarso Genro. O que eu posso dizer é que fizemos todos os esforços para receber esse empreendimento”, comentou. Ele citou que, além do acordo com o governo do Estado em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a proposta da cidade inclui isenção impostos pelo período de cinco anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895