Volkswagen espera definir novo investimento para o Brasil no início de 2019

Volkswagen espera definir novo investimento para o Brasil no início de 2019

Projeto de carro compacto já está pré-aprovado pela matriz na Alemanha

AE

Atual plano de investimento da Volkswagen é de R$ 7 bilhões até 2020

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A Volkswagen se prepara para definir no início do próximo ano um novo investimento para o Brasil, disse nesta segunda-feira o presidente da montadora para América do Sul e Caribe, Pablo Di Si, em conversa com jornalistas, durante evento do setor automotivo em São Paulo, promovido pela editora AutoData. O atual plano de investimento da Volkswagen é de R$ 7 bilhões até 2020, com o lançamento de 20 modelos.

O aporte que se espera definir no início de 2019 seria adicional, para o desenvolvimento de um carro compacto, para além dos 20 automóveis esperados até 2020. Quando o martelo for batido, o carro deve levar de dois a três anos para ser desenvolvido. Segundo Di Si, o projeto de carro compacto já está pré-aprovado pela matriz da Volkswagen na Alemanha. No entanto, ainda estão pendentes negociações com parceiros da empresa, como concessionárias e fornecedores.

O executivo garantiu que a decisão final não depende da política econômica do próximo presidente, a ser definido no segundo turno da eleição, no dia 28 de outubro. O presidente da Volkswagen disse que espera que o mercado de veículos avance entre 5% e 10%, desacelerando, portanto, em relação ao ritmo deste ano, que tem crescido em torno de 14%. Em 2017, a expansão havia sido ainda maior, de 17%.

A alta esperada por Di Si para 2019 se apoia em uma retomada gradual da economia, índices menores de desemprego, a expansão do crédito e um nível baixo e controlado de inflação. Ele não crê, inclusive, que a política terá um efeito significativo nas vendas. "Nas últimas três semanas, o cenário eleitoral esteve muito volátil e o fluxo de lojas não caiu por causa disso", afirmou o executivo. O executivo admitiu, no entanto, que boa parte do crescimento do mercado que tem ocorrido desde 2017 se deve a uma demanda reprimida de consumidores que adiaram a compra durante a crise em 2015 e 2016. "A confiança do consumidor ainda está baixa em relação a níveis de 2011 e 2012", disse.

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