Economia

Volkswagen vendeu 1,8 milhão de utilitários adulterados

Grupo detém 12 marcas de veículos

Volkswagen vendeu 1,8 milhão de veículos utilitários adulterados
Volkswagen vendeu 1,8 milhão de veículos utilitários adulterados Foto : Patrik Stollarz / AFP / CP
A Volkswagen vendeu 1,8 milhão de veículos utilitários equipados com o software que altera os resultados dos testes
antipoluição, confirmou nesta terça-feira um porta-voz da fabricante alemã. "Dos 11 milhões de veículos diesel manipulados vendidos no total, 1,8 milhão são utilitários", declarou o diretor da Comunicação da Divisão de Utilitários do grupo, Günther Scherelis, confirmando uma informação da imprensa regional.

A Volkswagen admitiu na semana passada que equipou 11 milhões de veículos em todo o mundo com um software com capacidade para modificar os resultados dos testes antipoluição. O grupo - que detém 12 marcas de automóveis, pesados e motociclos - tem divulgado a conta-gotas por marcas e países os números dos veículos equipados com o referido software.
A adulteração envolve 5 milhões de automóveis da marca Volkswagen (VW), 2,1 milhões do modelo de alta gama Berline da Audi e 1,2 milhões de Skoda.

Com os 1,8 milhão de utilitários anunciados nesta terça-feira, faltam cerca de 900 mil unidades adulteradas com o software, dos quais um determinado número deve ser da marca espanhola Seat. Além da Alemanha, com 2,8 milhões de veículos, e dos Estados Unidos, de onde surgiu o escândalo, com cerca de 500 mil unidades, os números de veículos adulterados por países ainda não são conhecidos.

Na Alemanha, a Volkswagen foi intimada pelo governo para apresentar até 7 de outubro um roteiro e um calendário para chamar os proprietários dos veículos adulterados e para os equipar conforme as normas. "Durante o fim de semana um grupo de trabalho elaborou um plano de ação de grande escala", declarou o novo chefe da Volkswagen, Matthias Muller, durante um encontro na noite dessa segunda com os quadros dirigentes da empresa. As declarações de Muller foram divulgadas hoje de manhã à imprensa.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio