O escândalo eclodiu após a publicação de um artigo do jornal The New York Times no dia 22 de abril, no qual o jornal apontou que a empresa escondeu práticas de subornos em grande escala para expandir suas atividades no México.
O Wal-Mart iniciou uma investigação interna em maio.
As autoridades federais e locais mexicanas também iniciaram suas próprias investigações, e vários de seus diretores atuais e anteriores foram alvos de processos por parte dos acionistas da empresa. No início de 2000, em meio à rápida expansão no México do número um mundial da distribuição varejista, o Wal-Mart pagou 24 milhões de dólares em subornos a autoridades mexicanas, ainda segundo o jornal.
Segundo o Wal-Mart, os custos associados ao processo custaram um total de 99 milhões de dólares à empresa desde o início do ano, e 48 milhões no terceiro trimestre.