À moda antiga, bixos comemoram aprovação na Ufrgs

À moda antiga, bixos comemoram aprovação na Ufrgs

Listão de aprovados do vestibular foi afixado no campus antes de ser publicado no site

Cíntia Marchi

Aprovados já começaram a comemorar no próprio campus

publicidade

Depois de anos fora da universidade, Bruna Teresinha Rebechi, de 29 anos, decidiu dedicar-se a realização de um sonho. E nesta sexta-feira ela encontrou seu nome em meio aos 4.017 candidatos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ela desistiu do Direito, vai desligar-se do emprego para, em poucos anos, conquistar o título de médica veterinária. “Meu sonho sempre foi a veterinária. Em 2015, já tinha tentado e não deu. Agora, foi”, comemorou Bruna, que resolveu ir até o Campus Central, com a amiga Jaqueline Rebés, para ver o listão em primeira mão. A relação foi para o site somente 15 minutos depois.

• Ufrgs divulga listão de aprovados

Novata em concursos, Beatriz Rauber, 17 anos, comemorou o ingresso no curso de Relações Internacionais, ao lado da mãe Maitê e da irmã Sofia, de 9 anos. O primeiro pedido a nova graduanda foi feito pela pequena Sofia: “Ela ficou o ano todo trancada no quarto estudando, e eu esperei pacientemente para brincar com ela. Agora, ela vai ter que brincar muito comigo”. Maitê disse que a família se planejou para atender a demanda de estudos de Beatriz. “É uma luta que precisa de parceria e a família tem que entender este desafio”, disse.

Em meio aos que comemoravam, também estiveram aqueles que não conquistaram a vaga. Matheus Delmas Marques, 19 anos, encarou a não-seleção compartilhando a alegria dos amigos aprovados. “Tiro uma lição deste vestibular. O cursinho é só 30% do que você precisa para passar. Outros 70% depende exclusivamente de você”, avaliou o estudante que buscava vaga em Engenharia de Energia.

Reitor: listão reforça “acolhida” da Ufrgs

O reitor Carlos Alexandre Netto afirmou que o vestibular, ao lado da formatura, são os dois momentos mais marcantes da vida acadêmica, por isso busca acompanhar ambas as etapas. “Neste ano, pensamos em fazer um pouco diferente. Divulgamos o listão mais tarde no site para estimular que os candidatos viessem até a universidade e sentissem esta primeira acolhida”.

O reitor lembra que, a partir de agora, os selecionados vão receber informações por meio do Portal do Candidato. Primeiro, o calouro classificado pelo Sisu e pelo Vestibular terá que optar por uma das vagas e efetivar a matrícula. De 25 de janeiro a 3 de fevereiro, ocorre o envio da documentação de forma eletrônica pelo Portal do Candidato. Entre 23 e 25 de fevereiro, os ingressantes do primeiro semestre terão que efetivar presencialmente a matrícula, em horário e local a ser divulgado no www.ufrgs.br.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895