Acolhimento e doações: instituições apoiam atingidos

Acolhimento e doações: instituições apoiam atingidos

Universidades e institutos federais e instituições privadas de Ensino Superior viram pontos de arrecadação de donativos

Correio do Povo

Universidade de Caxias do Sul (UCS) recolhe doações no Bloco T (Francisco Getúlio Vargas, 907)

publicidade

Mais que avaliar e deliberar sobre a possibilidade de ofertar aulas com segurança nessa semana, em razão das fortes chuvas que geram danos no Estado, muitos estabelecimentos de ensino organizam estratégias de apoio a atingidos. É promovida arrecadação de roupas, cobertas, alimentação e materiais de higiene e limpeza. E há muitas escolas, em vários municípios, que passaram a acolher desabrigados.

Várias instituições federais de ensino estão atuando na busca de auxílios. A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) informa que recebe doações, em vários locais pelos campi, para serem repassadas às prefeituras de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. A Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) recolhe alimentos não perecíveis da cesta básica no hall da Reitoria do campus sede, na cidade (av. Roraima, 1.000, prédio 47); e informa que a Secretaria de Desenvolvimento do município (rua Tuiuti, 1.586) também está recebendo doações de alimentos. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem postos de arrecadação na Pró-Reitoria Administrativa, no Campus Ângelo, em Pelotas; e no Setor de Manutenção, no Campus Capão do Leão. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus em Uruguaiana (BR 472, km 585), está com o Diretório do curso de Farmácia em ação, para arrecadar produtos, no laboratório do Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus em Cerro Largo, reúne doações na entrada do bloco A (av. Jacob Reinaldo Haupenthal, 1.580). Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) se alia, realizando coleta e atuando nos locais, para receber e separar os donativos, nos campi em Alvorada; Bento Gonçalves (no ginásio); e no campus de Canoas (Bloco A), organizado projeto IFRS Solidário.

Voluntários

O ensino privado gaúcho segue com a mesma vontade de ajudar e intensifica a rede colaborativa. Na Ulbra, na sede em Canoas e nas unidades de Educação Superior e Básica, são aceitas doações de produtos e via PIX (doe@ielb.org.br, identificando como “enchente”). A Fidene e suas quatro mantidas em Ijuí e região (Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico, além do DCE Unijuí) se uniram para arrecadar materiais destinados a atingidos pelas chuvas. A coleta vai até 6/5, das 8h às 22h30min, no hall de: Biblioteca Mario Osorio Marques, Unijuí Saúde, Espaço + Inovação Unijuí, Sede Acadêmica e do DCE, no campus em Ijuí. E na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o campus de Frederico Westphalen (rua Assis Brasil, 709) tem coleta na entrada dos prédios 6 e 10.

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) disponibiliza, desde quinta-feira (2/5), ponto de arrecadação de donativos, no Bloco T. E ainda abriu o ginásio e o alojamento dos atletas, para acolher desabrigados. As doações podem ser feitas diariamente, das 8h às 18h, no prédio da antiga UCS TV, defronte ao Restaurante Universitário, no campus sede. E a campanha segue, pelo menos, até domingo (5/5), sendo restrita ao campus de Caxias. Nos demais campi na região não haverá recebimento neste momento, devido às dificuldades de acesso e mobilidade. Engajada nas ações de auxílio à população afetada pelas fortes chuvas desses últimos dias, a UCS, junto com a Prefeitura de Caxias e a Fundação de Assistência Social (FAS), disponibilizou o Ginásio 1 e o Alojamento dos Atletas da Vila Poliesportiva para atendimentos. O Ginásio tem estrutura para acomodar até 100 pessoas, enquanto que o alojamento dispõe de 44 camas com colchões. “São em momentos assim que o senso comunitário da Universidade fica mais evidente. Faremos todo o possível para auxiliar as vítimas desse desastre histórico no nosso Estado”, observa o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech. O encaminhamento dos desabrigados aos pontos de acolhimento está sob coordenação da FAS e da Defesa Civil. Mais informes e contato: (54) 98404-0778 (Defesa Civil).

Em Porto Alegre, a PUCRS direcionou, neste mês, a sua Campanha do Agasalho a famílias atingidas por alagamentos e enchentes. A campanha acontece durante o inverno e o outono, com objetivo de receber doações de diversos itens de uso pessoal e doméstico, que , nesse momento, serão agora destinados a pessoas necessitadas de todas as faixas etárias. Há pontos de coleta em vários prédios, como: Reitoria, Escola da Ciência da Saúde e da Vida, térreo do Living 360°, Escola Politécnica, Escola de Negócios, Instituto do Cérebro (InsCer), Parque Esportivo, Tecnopuc ou Biblioteca Central.

A Reitoria informa, ainda, que a Universidade segue aberta a orientações, e que o campus apoia a atual situação de dificuldades, oferecendo uso de estruturas disponíveis. Já a Fadergs colocou ponto de coleta à disposição da população na sede do Centro Universitário, em Porto Alegre (rua Marechal Floriano, 185) para entrega de doações a serem destinadas às vítimas das chuvas no RS. Serão recebidos alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e rações para pets.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895