Alunos iniciam Estudos de Recuperação na quarta-feira
Oportunidade adicional de estudos e prova permite aprovação para este ano letivo
publicidade
Com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia na Educação, evitar a evasão escolar e fortalecer a permanência do aluno em sala de aula, começa nesta quarta-feria, 8, e segue até 17 de fevereiro, o período de Estudos de Recuperação, proposto pela Secretaria Estadual da Educação.
A iniciativa é uma oportunidade adicional para que alunos, do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), recuperem as aprendizagens necessárias ao próximo ano letivo, permitindo aprovação, caso alcancem as notas necessárias. É para alunos que apresentaram resultado inferior à média anual; ou que não obtiveram frequência mínima para aprovação (75%) em 2022. A Secretaria informa que 1º e 2º ano/EF não participam, por constituírem o ciclo de alfabetização, no qual não ocorre reprovação. E os aprovados nos Estudos de Recuperação seguirão o calendário do ano letivo 2023.
Para definir os estudos, as equipes diretivas das escolas reuniram-se, entre 27 e 31 de janeiro, com as respectivas Coordenadorias de Educação (CREs) de suas regiões. Caberá ao supervisor e/ou à equipe diretiva das escolas a organização das atividades presenciais, bem como a garantia da execução de todo o cronograma de estudos organizados pela escola.
No final do ano letivo 2022, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisavam ser recuperadas, para dar continuidade à vida escolar e para avançar de ano. E também foram indicados os materiais necessários para o próprio aprendizado, como livros didáticos, plataformas de leitura e conteúdos da plataforma Google Sala de Aula.
Recuperação
- Período: De 8 a 17 de fevereiro
Aulas
- Início: 23 de fevereiro
- Término: 22 de dezembro
- Recesso: Entre 19 e 30 de julho
Pais
- A Secretaria destaca a importância do auxílio dos pais ou responsáveis nessa fase para recuperar aprendizados.
- Para saber sobre as dificuldades dos alunos, uma cópia do Plano de Estudos de Recuperação foi disponibilizada junto com o boletim de desempenho escolar.
- A família também foi informada da necessidade do comparecimento do estudante nas atividades presenciais indicadas no cronograma.