Aposentada realiza sonho ao concluir a universidade

Aposentada realiza sonho ao concluir a universidade

Vanda Nadir Telles, de 71 anos, havia adiado o plano de cursar o Ensino Superior, pois não conseguia conciliar família e estudos

Claudia Chiquitelli

Costureira se formou em janeiro, em Design de Moda, na UPF

publicidade

Vanda Nadir Telles, de 71 anos, é a mais nova formanda em Design de Moda pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Moradora de Marau, a costureira artesanal aposentada fez do ofício a sua profissão por 53 anos (desde os 18 anos) e sempre teve o sonho de cursar o Ensino Superior e aprimorar seus conhecimentos. Vanda foi a candidata de idade mais avançada – à época com 69 anos – a realizar o Vestibular de Verão 2020 da instituição.

No dia 14 de janeiro, ela concretizou seu desejo e colou grau, seguindo os passos de filhos e netos, que também escolheram a UPF para a formação. Sua neta, Paola Bortolini Borges, 30 anos, é formada em Fabricação Mecânica pela universidade, assim como a filha, Jatirlene Bortolini Borges, 50 anos, que conclui Pedagogia. Vanda tem ainda uma filha que mora na Espanha, Janice, 43 anos.

A marauense só iniciou os estudos quando as atividades pessoais permitiram. “Na época eu não conseguia conciliar família, filhos e estudo. Mas, quando comecei a graduação, pensei que era hora de me priorizar um pouco e fazer o que eu sempre quis. Como já sabia muito da prática, por aqui [na UPF] pude aprender a teoria que faltava”, apontou.

Ela ressalta o apoio dos colegas. “Se não fosse a união da turma eu nunca conseguiria chegar até aqui. Eles nunca me colocaram para baixo, me chamaram de senhora ou deixaram de cobrar algo que precisava ser cobrado. Não foram eles que foram até mim, eu que fui até eles, voltei muitos anos, e, mesmo assim, conseguimos trabalhar muito bem juntos”, disse.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895