Aprendizado e diversão para todas as idades

Aprendizado e diversão para todas as idades

As férias escolares contam com diversificada programação lúdica, recreativa e cultural, com possibilidade de atender a todos os níveis de ensino

Bárbara Niedermeyer*

Período pode ser uma oportunidade para pais e filhos aproveitarem novas experiências juntos

publicidade

O período de férias, muito aguardado por estudantes, mobiliza todos os níveis de Ensino, do Infantil à Pós-Graduação. O recesso varia conforme a instituição, mas, independentemente do tempo que envolve, permite sair da rotina e rechear os dias de diversão, gerando ricas memórias para toda vida. Por outro lado, podem ser sinônimo de aprendizados e descobertas. Assim, no intuito de incrementar conhecimentos, mas sem deixar o divertimento de lado nessa “folga”, diversas instituições gaúchas promovem ações especiais, que vão de minicursos à Colônia de Férias.

Para alunos do Ensino Superior que desejam continuar ou ampliar estudos, a Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do RS (Famecos/PUCRS), em Porto Alegre, oferece cursos de férias. São oportunidades nas áreas de Jornalismo, Marketing, Design, Audiovisual e Comunicação Corporativa. Os estudos são de curta duração e podem ser feitos entre janeiro e fevereiro, de forma on-line. Os ministrantes são professores da Famecos, profissionais e pesquisadores do mercado. Inscrições e opções.

Também ligada a PUCRS, uma das oportunidades para crianças são as Férias no Museu. A programação do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS ocorre à tarde e propõe aos alunos questionamentos sobre o que a ciência reserva para o futuro da humanidade. A terceira e última semana da programação iniciou nesta segunda-feira e segue até 27/1, com  temática de Química. As atividades são destinadas a crianças de 7 a 12 anos. A agenda completa está disponível no site.

O Verão no Museu, em janeiro e fevereiro, é outra oportunidade oferecida no local. São atividades na PUCRS que incluem visitas guiadas, contação de histórias, questionários quiz (perguntas e respostas sobre diferentes assuntos) e até programação de Carnaval. Informações no site do museu.

Na Serra, uma opção para crianças de 6 a 13 anos de Caxias do Sul e região é a Colônia de Férias da Universidade de Caxias do Sul (UCS). São atividades lúdicas e esportivas que vão acontecer na Vila Poliesportiva da UCS, no campus sede. Terão duas opções de datas: de 30 de janeiro a 3 de fevereiro e de 6 a 10 de fevereiro. Os dias prometem diversão, com possibilidades como banhos de piscina, atividades funcionais, circuitos e brincadeiras orientadas, além de esportes, como natação, futebol, futsal, vôlei, handebol e taekwondo. Para participar, é preciso a inscrição presencial da criança na Secretaria da Vila Poliesportiva da UCS, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 19h30min.

No Instituto Ling, em Porto Alegre, muitas cores e aprendizados esperam as crianças. Na Oficina Infantil com “T” de Tati, os inscritos vão desbravar o universo dos pigmentos naturais, aprendendo sobre aglutinantes e criando tintas a partir de ingredientes da natureza. Será no dia 1º de fevereiro, das 14h às 17h30min.

Já na fazenda Quinta da Estância, em Viamão, a programação de férias envolve esportes radicais e brincadeiras tradicionais para todos os gostos durante a temporada de verão. Neste mês, o local realizará “Reencontros Seguros”, ação com proposições como bateria de esportes radicais para crianças a partir de 4 anos, carrinho de lomba, passeio de trator e a cavalo, ordenha de leite ou visita à prainha. Para participar é preciso reserva, via WhatsApp (51) 99544-0611, indicando data, pacote escolhido, nomes e idades dos participantes. Crianças de 0 a 4 anos são isentas de pagamento para as atividades. Mais informações no site da fazenda.

E para professores da rede pública de Educação Básica em Pelotas e região haverá uma oportunidade especial de aperfeiçoar estudos. A licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2023, será oferecida com aulas nas férias, permitindo aliar o trabalho docente com a nova formação. O curso integra o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). A duração dessa licenciatura é a mesma do curso regular: quatro anos. Mas as aulas serão nas férias escolares, em janeiro, fevereiro e julho. E no restante do ano, haverá a aplicação de atividades em serviço, com acompanhamento dos professores daquele semestre. Interessados em participar do programa devem possuir dados atualizados na Plataforma Freire, da Capes, e registrar o interesse em participar da seleção no e-mail parfor.ufpel@gmail.com.

*Sob a supervisão de Maria José Vasconcelos




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895