Aulas são suspensas em várias cidades após passagem do ciclone no RS

Aulas são suspensas em várias cidades após passagem do ciclone no RS

Prefeituras informam sobre estragos, funcionamento das aulas e medidas em curso para minimizar efeitos do temporal

Correio do Povo

Na Avenida Tramandai, no bairro Ipanema, na Capital, via ficou completamente alagada

publicidade

Após a passagem do ciclone extratropical que chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, diversas cidades gaúchas definiram pela suspensão das aulas ou alteração no atendimento aos alunos. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Educação orientou que as direções escolares avaliem pontualmente a situação de cada instituição e suspendam as aulas, se necessário. Conforme a pasta, 22 escolas da rede mantiveram atendimento normal.

Novo Hamburgo

Na cidade de Novo Hamburgo, todas as aulas nas escolas da rede foram canceladas, pelo fato de muitos professores e servidores morarem em outras cidades. Também, segundo a Prefeitura, muitas escolas poderão se tornar pontos de alojamento, conforme o plano de contingência já estabelecido pela Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Educação orientou que alguém da equipe diretiva de cada instituição permaneça nas escolas para acolher algum aluno ou comunicar as famílias. Além disso, algumas escolas municipais poderão se tornar pontos de alojamento de famílias que tiverem suas casas alagadas.

Esteio

A Prefeitura de Esteio informou que as aulas foram suspensas nas escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Alberto Pasqualini, que foi afetada diretamente com a cheia dos arroios Sapucaia e Esteio, e Ezequiel Nunes Filho, que precisou ser transformada em local de abrigo. Nas Escolas Municipais de Ensino Básico Clodovino Soares e de Educação Infantil  Raio de Sol, também atingidas pelo temporal, a Secretaria de Educação realizou adequações e manteve as aulas. Nas outras 27 escolas do município, o atendimento está sendo normal, com adaptações necessárias de acordo com a realidade de cada instituição. A gestão municipal informa que os alunos que não forem à escola não terão falta registrada nesta sexta-feira (16/6). 

Estância Velha

A  Secretaria de Educação de Estância Velha confirmou o cancelamento das aulas no turno da tarde nas escolas municipais de ensino fundamental e também no EJA. Na Educação Infantil as aulas foram mantidas, porém a Secretaria “solicita que os pais que tenham disponibilidade busquem seus filhos nas escolas que também estão enfrentando dificuldades por falta de profissionais e por causa da chuva incessante”.  

Torres, Tramandaí e Três Cachoeiras

Em Torres, todas as escolas nos turnos manhã e tarde tiveram as atividades escolares suspensas. Segundo o Decreto 133, de 16 de junho de 2023, as aulas na rede municipal serão recuperadas em datas a serem definidas pela Secretaria de Educação. O transporte escolar também foi suspenso até nova orientação. Também em Tramandaí e Três Cachoeiras as aulas das redes municipais de ensino foram suspensas nesta sexta-feira (16/6). 

Dois Irmãos

Já em Dois Irmãos, as aulas na rede municipal foram mantidas, para acolhimento dos estudantes. A Prefeitura informa que “devido aos diversos locais alagados, poderá ocorrer atraso na chegada do transporte escolar”. Segundo a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, os pais podem optar em não enviar os filhos à aula. 

Maquiné

Em Maquiné, município fortemente atingido pelo ciclone, as aulas presenciais foram suspensas. A Prefeitura informa que ainda estão “contabilizando os estragos, tendo em vista que muitos locais ainda não temos acesso”. E destaca que a escola mais atingida foi a Maurício Cardoso, situada na localidade do Pinheiro, interior do município. “Esperamos poder retornar na segunda -feira, mas infelizmente não podemos afirmar com total exatidão; visto que ainda há muito o que se faze”, assinalou, destacando que “muitas famílias perderam completamente tudo” e “neste momento a prioridade é preservar a vida”. 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895