Caravana do Cpers percorre cerca de 300 escolas no RS

Caravana do Cpers percorre cerca de 300 escolas no RS

Em agosto e setembro, o sindicato visitou estabelecimentos de ensino público, conferindo infraestrutura e condições de trabalho dos educadores

Correio do Povo

Reuniões debateram o atual contexto e suas implicações na Educação

publicidade

A 3ª Caravana pela Democracia do Cpers terminou neste mês, após percorrer o Estado, promovendo visitas e debates em cerca de 300 escolas públicas estaduais. Junto às discussões, dirigentes do sindicato avaliaram questões como de estrutura física e quadro de professores e funcionários, em programação que se iniciou em agosto.

O presidente em exercício do Sindicato, Alex Saratt, em escolas na região de Osório, considerou positiva a atividade. “Estamos no último dia desta terceira Caravana, que revela muito êxito no debate nacional e estadual. Tivemos um alcance muito bom sobre as questões referentes aos nossos direitos, ao IPE Saúde, à Previdência, além da importante discussão eleitoral sobre que futuro queremos para a educação pública”, explicou.

Já o vice-presidente do Cpers, Edson Garcia, em escolas na região de Guaíba, destacou que, depois de quase sete meses do começo deste ano letivo, ainda foram encontradas escolas com problemas graves. “Verificamos que existe muito descaso, por parte do governo, quanto à infraestrutura das escolas. Muitas seguem com dificuldades, como falta de energia elétrica, telhados quebrados e, até, carência de professores e funcionários.”

Em relatório de fechamento da Caravana, que esteve nos 42 núcleos do Cpers no RS, a direção informou que “foi cumprido seu papel histórico, iniciado nos anos 1970, quando foi um dos primeiros sindicatos a sair às ruas para defender a democracia”. E nas visitas, a mobilização promoveu reflexão sobre o atual contexto e impactos nas escolas.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895