Cerca de 15 mil estudantes começam jornada por vaga no vestibular da Ufrgs

Cerca de 15 mil estudantes começam jornada por vaga no vestibular da Ufrgs

Calor e ansiedade da espera marcaram espera dos portões abrirem no primeiro dia

Taís Teixeira

publicidade

Foi dada a largada para o Vestibular 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com sol forte e temperatura de 33ºC em Porto Alegre, o primeiro dia de provas, neste sábado, teve os estudantes enfrentando as provas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, 15.234 inscritos sonham em conquistar uma das 3.980 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação, sendo a metade das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (com reserva para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda).

A concorrência diminuiu, já que no ano passado foram mais de 18 mil inscrições. As vagas oferecidas pelo Vestibular 2022 representam 70% da oferta da Ufrgs. Os demais 30% serão preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As provas foram aplicadas nos campus de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

A entrada nas salas iniciou às 14h30min e as portas se fecharam às 15h. No campus da rua Sarmento Leite, 425, no Centro, antes das 14h muitos estudantes já aguardavam ansiosos. Fugindo do calor, nas sombras, aproveitavam os últimos minutos para revisar a matéria.

É o caso da estudante Valentina Canalli, 18 anos, que veio de Passo Fundo para tentar uma vaga no curso de Agronomia. A inspiração da escolha profissional vem de casa. “Meu pai é agricultor”, disse. O pai ,Jobe Canalli, foi acompanhar a filha no primeiro vestibular na federal gaúcha. “É importante dar apoio”, destacou. A mãe, a decoradora de interiores Milani Canalli, reforçou. “Com certeza, nossa presença ajuda a dar tranquilidade”, comentou. Valentina reiterou que a presença dos pais  a deixa mais calma. Se for aprovada, a estudante irá mudar de cidade. “Vou morar sozinha na Capital”, vislumbrou.

A estudante Luyne Capela Barra, 18 anos, chegou sozinha para fazer o primeiro vestibular para enfermagem. “Fiz um curso preparatório online e acredito que posso ficar, pelo menos, na fila de espera”, projetou. Para evitar o nervosismo, a tática foi não estudar na véspera. “Não olhei nada na sexta-feira de noite e nem no sábado de manhã”, contou.

No domingo, segundo e último dia de provas, os candidatos encaram Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. A previsão da publicação da lista dos aprovados, o chamado listão, é 25 de fevereiro.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895