CNTE dará orientações sobre a consulta pública do Novo Ensino Médio lançada pelo MEC

CNTE dará orientações sobre a consulta pública do Novo Ensino Médio lançada pelo MEC

Encontros e webinários do Ministério da Educação debatem a reforma, com participação de especialistas, até o dia 6 de junho

Correio do Povo

Comitê Gaúcho pela Revogação do NEM tem articulado seminários regionais

publicidade

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançará, no dia 20/5, um “Manual de Orientação para a Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio (NEM)”. A medida foi divulgada neste mês (em 4/5) aos sindicatos associados. Em nota pública, a entidade comenta sobre a maneira como o Ministério da Educação (MEC) está aplicando a consulta sobre a reforma.

Conforme a nota, a CNTE “não se furtará em participar do debate público do NEM, através da Consulta do MEC”. Mas considera que “a revogação da 'antirreforma' do Ensino Médio é a única possibilidade aceitável”.

Nesta segunda-feira (8/5), foi realizado mais um webinário da consulta pública do Ministério. Os próximos encontros com especialistas vão ocorrer nos dias 15, 22 e 29/5, sempre às 19h, com acesso e transmissão pelo canal do MEC no Youtube

No RS, o Comitê Gaúcho pela revogação do NEM tem articulado agendas de seminários, para a escuta das comunidades escolares. No dia 16/5, às 10h, acontecerá um seminário aberto no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, na Capital. E no dia 18/5, às 19h, será promovido debate na Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti, no bairro Restinga, em Porto Alegre.

A professora Neiva Lazzarotto, integrante do Comitê e diretora do 39º Núcleo do Sindicato dos Professores do RS (Cpers), revela, ainda, que o grupo deve se reunir novamente nesta semana. Ainda, na quarta-feira (3/5), integrantes do Comitê Gaúcho participaram de encontro on-line, que foi promovido pelo “Comitê do Paraná pela revogação do NEM”, junto a diversos estados brasileiros. “O debate está acontecendo. Surgiu a proposta de promovermos uma plenária nacional, não só com os comitês estaduais, mas com parlamentares, movimentos estudantis e demais entidades ligadas à Educação”, revela.

Em relação à orientação da CNTE, Neiva considera que a consulta do MEC “induz as respostas que serão dadas”. Ela reconhece que os webinários do governo contam com especialistas renomados, referências no setor. No entanto pondera que as conversas são apenas análises. “Não temos confiança na veracidade dos resultados dessa consulta, não tem como saber quantos estudantes, de fato, estão participando”, assinala, referindo-se à pesquisa on-line em curso com alunos.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895