Curso de Agronomia da Ufrgs completa 125 anos

Curso de Agronomia da Ufrgs completa 125 anos

Em comemoração, a Assembleia Legislativa prestará homenagem à Instituição na quinta-feira (6/7)

Ana Julia Zanotto*

A Ufrgs possui o segundo curso de Agronomia mais antigo do Estado

publicidade

Em celebração ao aniversário do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que completa 125 anos no domingo (9/7), a Assembleia Legislativa (AL) prestará homenagem à Instituição na quinta-feira (6/7), às 11h. 

Criada em 1898, a graduação em Agronomia permaneceu vinculada à Escola de Engenharia da Ufrgs até 1934, quando foi instituída a Escola de Agronomia e Veterinária. Inicialmente, o “curso provisório de Agrônomos”, com duração de três anos, formou, em 1902, a primeira turma, com dois estudantes. Mas desde 1970, oficialmente, como Faculdade de Agronomia (Fagro), o departamento já formou 160 turmas de engenheiros agrônomos, com cerca de 4 mil diplomados; e 13 turmas de zootecnistas, com aproximadamente 120 diplomados. Em pós-graduação, formou 3.150 profissionais (2.300 mestres; e 850 doutores). 

A Fagro possui o segundo curso de Agronomia mais antigo do Estado, apenas atrás do pioneiro curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O diretor da Faculdade, Carlos Alberto Bissani, revela que a graduação está entre as melhores do país, com nota máxima (5), na avaliação do Ministério da Educação (MEC). E assinala que a homenagem da AL destaca o desempenho positivo da Agronomia da Ufrgs, como uma das melhores do país.

Além do curso de Agronomia, a Fagro oferece, desde 2012, a graduação de Zootecnia; e, desde 1965, três programas de pós-graduação - em Ciência do Solo, Fitotecnia e Zootecnia. Com corpo docente de 81 professores, o diretor acrescenta que a Faculdade conta com forte base em pesquisa, que ultrapassa os limites acadêmicos e é colocada em prática na agropecuária brasileira. Um exemplo de novidade desenvolvida na Ufrgs são as cultivares de aveia branca, que representam em torno de 95% da produção brasileira, ou seja, a aveia desenvolvida na Fagro é utilizada em todo o país. Além disso, desde 1961, a Fagro conta com a Estação Experimental Agronômica, localizada em Eldorado do Sul. O local, que atende também outros cursos da Universidade, possui 1.560 hectares, infraestrutura de pesquisa e extensão, além de estrutura para aulas práticas.

 

*Sob orientação de Maria José Vasconcelos




Pós-graduação, Debates e Seleção para professor: confira a agenda desta sexta-feira

Processos seletivos e atividades com inscrições gratuitas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895