Descarte seletivo em alta na PUCRS

Descarte seletivo em alta na PUCRS

Além de tratar resíduos gerados, universidade compartilha conhecimentos em cartilha aberta

Maria José Vasconcelos

No Estado, a PUCRS é uma das únicas instituições com licença de operação de órgãos ambientais para o gerenciamento dos resíduos gerados

publicidade

A Lei 12.305/10, que implementou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), completou 13 anos no último mês (2/8/2010). E a coleta seletiva no Brasil ocorre em mais de 70% das cidades. No entanto, atualmente, apenas 30% da população separam o lixo seco do orgânico em casa; e só 4% de todos os resíduos produzidos no país são reciclados ou reaproveitados, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). 

No RS, a PUCRS é uma das únicas instituições de Ensino Superior que possui a licença de operação de órgãos ambientais para o gerenciamento dos resíduos gerados. Para realizar a operação, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos orienta e regulariza processos específicos para cada tipo resíduo produzido, garantindo o descarte correto e a destinação final adequada para minimizar o impacto ambiental causado pelo lixo.

Desde 2018, a Universidade realiza internamente o tratamento de resíduos sólidos. Além disso, para conscientizar não apenas o público da Universidade e também ofertar o recurso à população, a equipe responsável pelo projeto criou uma cartilha sobre Descarte Seletivo. A publicação, disponibilizada gratuitamente, contém informes úteis a diversos locais, como condomínios, empresas ou organizações. E já vem sendo utilizada por colaboradores, estudantes e, inclusive, em um condomínio na Capital. 

Nesse trabalho, a PUCRS revela já ter reciclado mais de 500 toneladas de resíduos: cerca de 7 toneladas de plástico, 156 toneladas de papel, 17 toneladas de vidro e 320 toneladas de ferro e alumínio. A cartilha está disponível em www.pucrs.br/descarte. E, em Porto Alegre, é possível consultar os dias e horários da coleta seletiva, por endereço, em prefeitura.poa.br.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895