Docentes da rede municipal de Santa Maria atuam em “Operação Tartaruga”

Docentes da rede municipal de Santa Maria atuam em “Operação Tartaruga”

Categoria prevê ainda paralisação e protesto no dia 31/8, pela reivindicação do reajuste salarial

Daiana Garcia

Mobilização segue até o final do mês, conforme aprovado em plenária sindical

publicidade

Professores da rede municipal de ensino de Santa Maria adotam a “Operação Tartaruga”, modalidade de movimento grevista em que os trabalhadores reduzem o número de horas trabalhadas por dia. A mobilização reivindica o reajuste do Piso Salarial Nacional, de 14,95%, para o Magistério. Conforme deliberado em plenária do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), em 15/8, a previsão é que a operação siga até o final deste mês.

Pelo menos 34 escolas participam, completa ou parcialmente, da operação. Pela agenda sindical, no dia 31/8 haverá paralisação, com ato em frente ao Centro Administrativo Municipal. Desde o mês de março, já foram realizadas cinco paralisações. E, em julho, após reunião com o governo, ficou acertado que a Prefeitura voltaria a tratar do assunto em 31/8, porém “não confirmou quando ou como se dará a revisão salarial”, diz o Sinprosm.

Em nota, a gestão municipal afirma que “independentemente de quantas escolas participarem da Operação Tartaruga, a Prefeitura reforça que prima pelo aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino e pelo cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas-aulas”. Reitera que “também zela pela recuperação de dias e horas letivas após a iniciativa de reivindicação do sindicato”. Esclarece ainda que continua realizando o mapeamento das 81 escolas da rede, a fim de verificar como está sendo feito o atendimento aos alunos.

Sobre o reajuste salarial, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas assegura que “o município se mantém cumprindo o acordado na última reunião realizada com a categoria, e aguarda o fechamento do quadrimestre para poder oficializar posição sobre a reposição”. 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895