Senac-RS é referência em cursos Técnicos a distância

Senac-RS é referência em cursos Técnicos a distância

Com o período pandêmico de necessidade de trabalho remoto, a EAD acelerou e, atualmente, em torno de 100 mil alunos estão em cursos técnicos profissionalizantes do Senac-RS

Daiana Garcia e Maria José Vasconcelos

No país, são 356 polos. E no RS são 37, em todas as regiões com unidades do Senac.

publicidade

A Educação a Distância (EAD) cresceu bastante no Senac e, mesmo antes da pandemia, entre 2018 e 2019, aumentou cerca de 40%, segundo Giancarlo Giacomelli, gerente de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Com o período pandêmico de necessidade de trabalho remoto, a EAD acelerou e, atualmente, em torno de 100 mil alunos estão em cursos técnicos profissionalizantes do Senac-RS ofertados no país. No RS, são 9,2 mil alunos em sala de aula virtual, em EAD de nível Médio que certifica. E são 13 cursos Técnicos e um pós-Técnico a distância.

Áreas e cursos como Técnico em Logística e Técnico em Qualidade revelaram maior demanda, destacando-se o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que capacita para trabalhar com TI e envolve 16 meses de estudos, totalmente on-line. Já o Técnico em Guia de Turismo prevê três viagens ao longo do curso, exigindo, assim, algumas atividades presenciais. Giancarlo assinala que, entre os diferenciais, o Senac-RS conta com cursos não automatizados, em que o aluno tem seu professor, e somam 292, todos especialistas na respectiva área técnica ministrada; e com interação ágil, além de oferta em mestrados e doutorados.

No país, o gerente de Tecnologias Educacionais do Senac-RS revela que estão instalados 356 polos, sendo 37, no RS, em todas as regiões com unidades do Senac. Giancarlo informa que os polos oferecem a moderna estrutura do Senac, inclusive estão sendo realizadas reformas e investimentos para atualizar e qualificar a aprendizagem, desde o mobiliário à infraestrutura dos espaços educacionais, considerando importante a interação e conexão com os novos mercados.

O perfil dos estudantes revela uma procura por EAD próxima a 60%, em geral entre 24 e 32 anos, mas com variações dentro dos cursos. Algumas concentrações se verificam em Segurança do Trabalho e Engenharia de Produção; e há muita procura por Transação Imobiliária ou para Técnico em RH. Para os cursos técnicos do Senac-RS foi criado um ciclo de ofertas, abertos para ingresso em seis períodos do ano. A duração dos cursos varia de 10 a 22 meses, sendo a média de 16 meses, e com certificação em Técnico de nível Médio. Os cursos de graduação são organizados via Senac-SP. E, no RS, o foco central são os cursos Técnicos, apesar de oferecer ainda graduação e pós.

Os cursos Técnicos EAD do Senac-RS estão abertos constantemente e com lançamentos. Giancarlo explica que a conclusão do Ensino Médio Técnico permite começar qualquer graduação de nível Superior. E para as aulas, revela que “as atividades envolvem estrutura básica, como Internet razoável”, lembrando contar, até, com alunos da ilha de Fernando de Noronha.
Além de adequados às exigências do mundo profissional, os cursos Técnicos do Senac EAD são constantemente atualizados e visam proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, bem como garantir flexibilidade para que os alunos estudem de onde e quando quiserem. 

Alguns cursos não possuem obrigatoriedade de ir ao polo, exceto os de Técnico em Guia de Turismo e Óptica (visitas obrigatórias) e o de Transações Imobiliárias (estágio obrigatório). E o diploma de Técnico – Nível Médio tem validade nacional e é assegurado aos concluintes, assim como o do Ensino Médio. As inscrições foram abertas nesta semana, e acontecem de 24/4 a 19/6/23.

Senac EAD

  • Com inscrições entre 24/4 e 19/6, o Senac-RS oferece estudos EAD em várias áreas.
  • São vagas para cursos Técnicos em: Transações Imobiliárias, Design de Interiores, Administração, Contabilidade, Logística, Qualidade, Recursos Humanos, Secretariado, Meio Ambiente, Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente, Óptica, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo.
  • Mais informes no site.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895