Enchentes afetam retomada escolar no Rio Grande do Sul

Enchentes afetam retomada escolar no Rio Grande do Sul

Em Estrela, das 21 escolas municipais, 5 tiveram graves danos estruturais

Correio do Povo

Cerca de 3,1 mil alunos voltaram às aulas. E outros 900 serão remanejados

publicidade

Das 21 escolas da rede municipal em Estrela, pelo menos sete foram atingidas pelas recentes enchentes que devastaram cidades no RS. Destas, cinco escolas sofreram danos estruturais graves. E as demais, em geral, retomam as aulas com alguns ajustes escolares, passam por limpeza ou reestruturação, com apoio e ajuda da comunidade.

Cerca de 3,1 mil alunos voltam  às salas de aula na rede nesta semana, enquanto outros 900, das cinco escolas mais afetadas, devem ser remanejados para atendimento em outros estabelecimentos. A secretária municipal da Educação, Elisângela Mendes, explica que nas instituições mais afetadas houve perda total de materiais pedagógicos, computadores, mobiliários, utensílios de cozinha e equipamentos eletrônicos. A dirigente destaca que o apoio voluntário da comunidade tem sido essencial para reerguer as escolas e colocá-las em funcionamento novamente. “Nos enche de alegria, mesmo em um momento tão difícil, toda a ajuda que estamos recebendo das famílias. Acredito que, rapidamente, vamos reestruturar os locais, pois estamos contando com muitas pessoas”, avalia.

Elisângela também informa que, nesta semana, serão realizadas novas vistorias; e que todos os esforços são para reconstrução dos ambientes escolares, compra de materiais e acolhimento da comunidade. “As escolas se tornam lugares de acolhimento para alunos, profissionais e familiares. Não teremos conteúdo pedagógico. Vamos focar em escuta e compartilhamento de relatos. Muitas famílias perderam toda a moradia. Então, estamos preparando kits, com materiais essenciais para os alunos que precisarem.”

Ainda revela que, na sede da Secretaria da Educação, funciona um ponto de arrecadação de doações. E assinala que os Círculos de Pais e Mestres das instituições atingidas estão arrecadando donativos para as Escolas Municipais de Educação Infantil Arroio do Ouro, Cantinho do Lar, Pingo de Gente, Criança Feliz, Raio de Sol; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas. Saiba como ajudar clicando aqui

Região Sul tem aulas canceladas

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) informou a suspensão das atividades em todos os campi nos dias 12 e13/9, considerando a previsão de fortes chuvas para esses próximos dias no Estado. O trabalho será reprogramado, sem prejuízo do calendário acadêmico. A portaria emitida pela Furg exclui da suspensão os serviços do Grupo de Vigilância e os demais considerados essenciais e intransferíveis.

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também estão suspensas as atividades administrativas e acadêmicas a partir das 14h desta terça (12/9) e durante todo o dia 13/9. Também as escolas da rede municipal da zona rural e da zona urbana de Pelotas estão com aulas suspensas até quarta-feira (13/9). É devido à previsão de temporal e de ventos fortes; além de condições das estradas, que estão comprometidas, em razão das últimas chuvas, dificultando o acesso dos estudantes.

A Prefeitura de Pelotas destaca que, em caso de necessidade ou risco, o chamado de ajuda pode ser feito via “WhatsPel”, canal de mensagem do município. O atendimento será das 18h às 21h45min, a partir desta terça-feira (13/9), através do número (53) 3309-6003. Em caso de emergência, ou fora deste horário, a ligação deve ser direcionada para o 193 ou o 153.

Ação letiva deve ser restabelecida no Estado

Com gabinete instalado nesta segunda-feira (11/9) na Prefeitura de Encantado, o vice-governador Gabriel Souza permanecerá na cidade durante a semana. O objetivo é coordenar as ações de reconstrução dos municípios atingidos pelas cheias no Vale do Taquari.

Ao divulgar informes atualizados sobre as ações na região, após os danos causados pelas enchentes que deixaram estragos e mortes em dezenas de cidades gaúchas, Gabriel ressaltou que o retorno às aulas é questão fundamental. Dessa forma, afirmou que, assim que possível, a rotina deve ser restabelecida. E nas escolas que não tiverem condições de infraestrutura ou com problemas de transporte, outro local deve ser indicado para seguir com as atividades letivas.

A primeira escola a retomar as aulas será a Escola Estadual de Ensino Médio de Colinas, em cidade de mesmo nome, com aulas já programadas para esta terça-feira. Sobre doações, informou que materiais recebidos serão enviados para as escolas, tanto para ajudar nos mutirões de limpeza quanto para a preparação de merenda, se for necessário.


 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895