Enem 2022: Primeiro dia de prova é marcado por candidatos atrasados em Porto Alegre

Enem 2022: Primeiro dia de prova é marcado por candidatos atrasados em Porto Alegre

A PUCRS e o Campus Fapa da UniRitter são os dois maiores locais de aplicação do exame na Capital

Felipe Faleiro

O jovem Tiago Rangel não conseguiu ingressar no prédio 11 da PUCRS

publicidade

Os portões fecharam às 13h deste domingo para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 em todo o país. Em Porto Alegre, 21.615 candidatos estavam inscritos, o que provocou grande movimentação de pessoas em frente aos principais locais de aplicação da prova. No Campus Fapa da UniRitter, no bairro Passo das Pedras, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) faziam o controle do trânsito na frente da unidade. 

Um grupo de pagode animava o local e inclusive um saco de boxe foi instalado para "aliviar as tensões", disseram os responsáveis. O câmpus é o segundo maior local de provas da Capital, com 1.439 pessoas aptas a realizar a prova. Em frente aos portões, estava o estudante Mitzrael Silva, morador do bairro Sarandi. Era a primeira vez que ele estava realizando o Enem. "Ainda não tenho muita certeza do que vou fazer, caso passe. Acho esta uma prova muito importante", afirmou ele.

A PUCRS é o maior local de aplicação do exame em Porto Alegre, com 7.069 candidatos. Os portões principais não foram fechados, somente as portas dos prédios em que a prova era realizada. Isto gerou algumas situações confusas entre os candidatos, já que havia pessoas que, passadas as 13h20min, dez minutos antes do começo do Enem, ainda procuravam seu prédio. Um candidato, que não quis se identificar, e chegou atrasado, disse que "no documento de inscrição não havia o prédio onde a prova deveria ser feita".

O chapeador Itamar Gonçalves, morador do Partenon, trouxe a esposa, Sheron da Luz, que trabalha como jovem aprendiz. Após deixá-la na frente de um dos prédios, ele se disse esperançoso. "Ela quer fazer a faculdade de Biblioteconomia. Na noite passada, ela foi até a casa de uma amiga e lá, ambas ficaram estudando a madrugada toda", comentou ele. Poucos minutos antes das 13h, candidatos correram pela passarela sobre a avenida Ipiranga, a fim de chegar aos locais de aplicação do Enem a tempo.

Outro candidato que também chegou atrasado na PUCRS e não quis se identificar disse que teve problemas com o documento de identificação digital. "Era para eu ter trazido o físico, mas estava apenas com o e-Título e documentos no celular. Entrei, mas me pediram para sair", disse.

Já o jovem Tiago Rangel não conseguiu ingressar no prédio 11 para o primeiro dia de provas. Ele contou que veio de Belo Horizonte para morar em Porto Alegre neste ano, pois avaliou que a nota de corte para ingressar nas universidades gaúchas era mais baixa. "Ainda não sei o que vou fazer", comentou.

Na Capital, a EPTC divulgou que reforçou o transporte público em razão da prova, com cinco linhas que passam pela PUCRS circulando com linhas articuladas antes da prova, além de uma viagem extra nas regiões dos câmpus Fapa e Orfanotrófio da UniRitter. Conforme a companhia, as medidas fizeram com que a capacidade de transporte subisse de 120 mil passageiros, em média, para 347 mil. Também em virtude da prova, o cartão TRI pode ser utilizado hoje para o validador dos ônibus.

O tema da redação do Enem 2022, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" foi divulgado cerca de 20 minutos depois do início da primeira parte da prova, pelo ministro da Educação, Victor Godoy. Neste domingo, os candidatos efetuam, além da redação, os testes de Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo, serão feitas as provas de matemática e ciências da natureza. Em todo o país, o Enem 2022 teve 3.396.632 inscritos confirmados, sendo 65.066 para a versão digital e 3.331.566 para a impressa.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895