Enem: entenda a correção das provas

Enem: entenda a correção das provas

As respostas objetivas são avaliadas por tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta

Correio do Povo

As provas acontecerão nos próximos domingos, dias 5 e 12 de novembro

publicidade

Após a realização das provas, equipes do Inep/MEC separam e digitalizam o cartão-resposta e a folha da Redação de cada candidato. Todo o processo é monitorado por câmeras de segurança, em tempo integral.

A correção das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. E só serão corrigidas as respostas que foram marcadas no cartão, sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta, que possibilita a leitura óptica do cartão-resposta. Já o cálculo da nota adota a Teoria da Resposta ao Item (TRI), em modelo matemático que valoriza e dá mais peso a questões consideradas de maior dificuldade entre o grupo participante no Exame. Assim, dois candidatos com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliados de forma distinta, dependendo de quais itens estão certos e errados, e podem ter notas diferentes. 

A Redação exige transcrição na folha, em caneta preta. E a nota varia de 0 e 1.000 pontos, a partir do cumprimento das cinco competências que são exigidas.

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895