Escolas estaduais Alcides Maya e Brasília conseguem manter 1° ano

Escolas estaduais Alcides Maya e Brasília conseguem manter 1° ano

Além de garantir turma, colégio tem autorização para ampliar vagas no Médio

Correio do Povo

A Escola Estadual Alcides Maya , em Sapucaia do Sul, consegue reverter a decisão da Secretaria de Educação do RS e vai manter as turmas de 1° Ano do Ensino Fundamental em 2024.

publicidade

Após grande empenho e mobilização de pais, alunos e professores, as escolas estaduais Alcides Maya e Brasília conseguiram reverter a decisão da Secretaria da Educação do RS de fechar turmas. Assim, as turmas de 1° ano do Ensino Fundamental serão mantidas em 2024. E, agora, as comunidades escolares aguardam a abertura das matrículas, que vão iniciar dia 4 de fevereiro, para as aulas que começarão no dia 19 de fevereiro.

Na Alcides Maya, em Sapucaia do Sul, em dezembro de 2023, a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Sofia Cavedon, mediou encontro entre o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, com pais e a diretora Carla de Lima. E foi tratado sobre o possível fechamento das turmas de 1° ano e não implementação do Ensino Médio, mesmo a escola tendo autorização para abertura. Conforme Sofia, o subsecretário foi sensível às demandas e prometeu o encaminhamento de providências e verificação de documentos, em busca de solução para os problemas. E com a homologação das turmas de 1° ano, a comunidade espera conseguir a abertura das turmas do Ensino Médio.

Na Escola Brasília, na Zona Norte de Porto Alegre, neste mês, próximo à abertura das matrículas e com 13 inscritos, a escola foi notificada que a nova turma de 1° ano não seria aberta. Houve contato, sem resposta, com a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Em reunião com a coordenadora da 1ª CRE, Márcia Garcia, a deputada Sofia argumentou que além da necessidade na região, a escola passou por reformas no auditório e na biblioteca, garantindo melhorias para os atuais e novos alunos. E a CRE homologou a turma. Na avaliação de Sofia, são vitórias que garantem acesso, por isso é preciso seguir em defesa do fortalecimento do Ensino público.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895