Esforço dos educadores ajudou o Ideb 2021 no Brasil

Esforço dos educadores ajudou o Ideb 2021 no Brasil

Pesquisadores avaliam que, na pandemia, a rede estadual no país enfrentou uma situação lastimável, que foi salva pelo engajamento

Claudia Chiquitelli

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Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, termômetro para medir a qualidade do ensino público e privado no Brasil, só não foram piores em razão do comprometimento dos trabalhadores em educação durante a pandemia de Covid-19. A afirmação é do professor da Universidade Federal do ABC, Fernando Cássio.

“A queda só não foi maior porque tinham professores fazendo o que era possível, pois passaram dois anos de pandemia com a rede estadual em situação lastimável, e a rede que tinha mais condição de fazer, não fez. O resultado é ruim, mas só foi melhor por conta dos professores engajados”, considera.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apesar da queda na aprendizagem entre 2019 e 2021, o índice se manteve estável nas três etapas de ensino. E as taxas de aprovação, que integram o cálculo, ficaram distorcidas na pandemia, após grande parte dos estados adotarem a aprovação automática.

O professor Fernando rebateu o anúncio de secretários de educação sobre perdas catastróficas. “Precisamos combater essa ideia de que existe uma geração perdida, pois serve para os gestores educacionais se omitirem, no sentido de não ter mais nada a fazer. A educação não é isso. Ela é um projeto. E a perda na pandemia é reversível, mas depende de planejamento, do programa de aprendizagem.”

Para a CNTE, nos dados de 2021, as duas etapas dos ensinos Fundamental e Médio tiveram queda de aprendizagem nas escolas públicas e privadas. A entidade revela que as redes de ensino seguiram orientação de não reprovar alunos e, com isso, as informações do Ideb ficaram prejudicadas, dando resultado artificial de melhora. “Qualquer queda de desempenho preocupa. Também é verdade que o Saeb e o Ideb são limitados e precisam de aperfeiçoamentos. Mas 97,1% das escolas participaram do Saeb 2021; e é impressionante o esforço hercúleo dos educadores na pandemia”, diz o professor Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP).




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