Estudantes a favor das cotas mantêm ocupação e vaiam reitor da Ufrgs

Estudantes a favor das cotas mantêm ocupação e vaiam reitor da Ufrgs

Conselho universitário discutirá emenda antes de votar parecer

Henrique Massaro

Estudantes a favor das cotas mantêm ocupação e vaiam reitor da Ufrgs

publicidade

Após mais de uma semana de ocupação, os manifestantes continuavam no prédio da reitoria da Ufrgs na manhã desta sexta-feira. Durante a chegada para a votação do conselho universitário, o reitor Rui Vicente Oppermann foi vaiado. Aos gritos de “nenhum cotista a menos” e “racistas, não passarão”, os estudantes, cotistas e apoiadores da causa, esperaram que o parecer da instituição para o Vestibular 2017 fosse votado.

A votação, que deveria ocorrer na última terça-feira, acabou sendo adiada para esta sexta depois que a Ufrgs reconheceu que as possíveis mudanças propostas para o ingresso dos cotistas no próximo processo seletivo seriam equivocadas e prejudiciais a estes estudantes. Com isso, o conselho justificou que precisava de cinco dias úteis para discutir a nova emenda, que mantém o modelo atual de cotas, e poder votar o parecer.

A proposta em questão determinava que o candidato vindo de escolas públicas concorresse nas mesmas vagas destinadas para as cotas, diferentemente do que foi feito pela Ufrgs até aqui. No último vestibular, era possível que o aquele aluno oriundo do ensino público tentasse ingressar pelo acesso universal, caso o desempenho fosse compatível.

A possível mudança no ingresso por cotas revoltou parte da comunidade acadêmica, que começou a ocupação na reitoria ainda no dia 22 de setembro. No último dia 27, no entanto, permitiram que servidores do setor administrativo entrassem no prédio para a liberação da folha de pagamento. Já no dia 28, após a sinalização da reitoria de que a proposta seria equivocada, deixaram que outros funcionários identificados entrassem no prédio. Liderados pelo movimento Balanta - Nenhum Cotista a Menos, no entanto, os manifestantes decidiram continuar a ocupação até que a votação terminasse.






Pós-graduação, Debates e Seleção para professor: confira a agenda desta sexta-feira

Processos seletivos e atividades com inscrições gratuitas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895