Estudantes de várias idades e de todo o país participam do vestibular da Ufrgs

Estudantes de várias idades e de todo o país participam do vestibular da Ufrgs

Segundo dia de provas teve questões de Biologia, Física, Geografia, Química e Língua Estrangeira

Felipe Faleiro

Movimento grande em frente à Escola Técnica Estadual Parobé em Porto Alegre

publicidade

O segundo dia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), neste domingo, com exames de Biologia, Física, Geografia, Química e Língua Estrangeira, teve filas em frente a portões de prova, como junto à Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre, onde o fluxo de alunos aguardando a abertura do local dobrou a esquina da avenida Augusto de Carvalho, pouco antes das 13h30min. Dezenas de estudantes de diversas idades e localidades do país se aglomeraram em busca de entrar no local e adentrar às salas, mas não houve tumulto. Neste domingo, a duração total dos testes foi de 5h30min. 

Vinda de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a candidata Clara Agualuza estava abraçada ao pai, Robson Agualuza, buscando um último alento antes da abertura do portão. Ela afirma que estava buscando uma vaga na graduação em Geologia, pois, segundo ela, a Ufrgs oferecia um dos melhores cursos do tipo no país. "Tentei entrar pelo Enem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano passado, mas não consegui. Este ano, estou tentando aqui", comentou a jovem de 18 anos. Em julho de 2022, ambos vieram a Porto Alegre para conhecer a cidade e suas atrações.

"Gostamos muito. Vimos que há alguns locais de moradia para estudantes aqui próximos", comentou Robson, já que a filha, caso ingresse na graduação, possivelmente terá de morar sozinha. Agora pela segunda vez, eles chegaram a Porto Alegre na última quinta-feira, e retornam a Minas Gerais na próxima terça. Morador do bairro Costa e Silva, na zona Norte de Porto Alegre, Alexandre Assoni, também de 18 anos, aguardava sozinho no lado de fora. Ele busca uma vaga no curso de Administração. "É um bom curso e tenho o sonho de cursar ele. Estou com bastante expectativa", afirmou.


 Clara Agualuza, abraçada ao pai Robson, veio de Belo Horizonte para realizar o vestibular | Foto: Mauro Schaefer 

Além da Capital, onde 73,1% dos candidatos realizam as provas, os testes também ocorrem em Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. Ao todo, o vestibular da Ufrgs, um dos maiores do Rio Grande do Sul, tem 21.969 pessoas inscritas para 4.008 vagas em 94 cursos de graduação. São 12.771 inscritos na modalidade Acesso Universal e 9.198 candidatos optantes por uma das oito modalidades de Ações Afirmativas (cotas). O gabarito deste segundo dia de aplicações deve ser divulgado às 9h desta segunda-feira e o listão será publicado até o próximo dia 30.

Já o percentual de abstenções do primeiro dia terá sua divulgação prevista para este domingo, às 18h, e do segundo dia, na segunda-feira, no mesmo horário. algumas das principais linhas de ônibus que levam aos locais de prova, como Câmpus Agronomia, UniRitter campi Fapa e Orfanotrófio, tiveram reforços nas viagens por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895