Estudantes dizem ter ocupado prédios em quatro campi da Ufrgs

Estudantes dizem ter ocupado prédios em quatro campi da Ufrgs

Grupo protesta contra a PEC dos gastos, que impõe limites aos gastos com Educação e Saúde

Rádio Guaíba

Estudantes dizem ter ocupado prédios em quatro campi da Ufrgs

publicidade

* Com informações das repórteres Camila Diesel e Bibiana Dihl

Em assembleia na noite desta segunda-feira, estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) decidiram aderir ao movimento de ocupação de prédios de instituições federais em protesto contra medidas do governo. Segundo a página Ocupa Tudo Brasil, em uma rede social, alunos de 19 cursos aprovaram a ocupação, entre eles Arquitetura e Urbanismo, História, Psicologia e Fonoaudiologia.

Conforme a página, passaram a ser ocupados no fim da tarde de hoje prédios no Campus do Vale, no Campus Centro e no Campus Saúde. A assessoria de comunicação da Ufrgs foi procurada, mas não confirmou a totalidade das ocupações.

Já haviam sido ocupados o Campus do litoral Norte, onde são ministrados cursos como Biologia Marinha, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, e dois prédios da Ufrgs em Porto Alegre: a Faculdade de Educação (Faced) e a Faculdade de Letras.

Os estudantes fazem pressão contra a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, contra a reforma do ensino médio e, em âmbito estadual, contra o projeto apelidado de “Escola Sem Partido”. Nos locais onde há ocupação, não há aulas. A Ufrgs informou que a direção de cada curso negocia diretamente com os estudantes.

Confira a lista de cursos ocupados, informada na rede social

1. Letras
2. Biologia Marinha
3. Bacharelado Interdisciplinar
4. Educação no Campo
5. Pedagogia
6. Filosofia
7. Ciências Sociais
8. História
9. Arquitetura
10. Design
11. Psicologia
12. Fonoaudiologia
13. Serviço Social
14. Jornalismo
15. Publicidade
16. Relações Públicas
17. Biblioteconomia
18. Museologia
19. Arquivologia



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895