Estudantes do Júlio de Castilhos enviarão reivindicações à Secretaria de Educação

Estudantes do Júlio de Castilhos enviarão reivindicações à Secretaria de Educação

Ocupação de escola de Porto Alegre deve prosseguir até a noite

Correio do Povo

Estudantes do Júlio de Castilhos enviarão ofício com reivindicações à Secretaria de Educação

publicidade

O colégio estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana em Porto Alegre, seguirá sem aulas nesta sexta-feira porque cerca de 40 alunos passaram a madrugada na escola e darão continuidade à ocupação ao menos até o turno da noite. De acordo com lideranças do Grêmio Estudantil, após uma assembleia, o grupo enviará à Secretaria Estadual de Educação reivindicações.   

Uma nova reunião entre alunos deve ser realizada ao longo da tarde e, no encontro, os estudantes devem decidir pela continuidade ou não da ocupação. Os representantes do Grêmio Estudantil alegam que a iniciativa teve a concordância da maioria dos alunos e a votação será da mesma forma. Vários cartazes foram colocados na grade da instituição pelo Grêmio Estudantil. Os alunos reivindicam investimentos em educação e passe livre no transporte público.

A Secretaria de Educação informou que realizou o depósito de R$ 5,6 milhões na conta de escolas estaduais, como a Pedro Pereira e a Coronel Afonso Emílio Massot. O valor é parte da autonomia financeira do mês de março e os repasses foram realizados logo após a quitação da folha do funcionalismo.

Outras manifestações ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornelas, no bairro Coronel Aparício Borges, após assalto à vice-diretora e na Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles, no Centro Histórico, contra a falta de repasses da verba de manutenção da escola e do parcelamento dos salários de professores e funcionários.

Confira as escolas ocupadas:

• Escola de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira - bairro Agronomia
• Escola de Ensino Médio Padre Reus - bairro Tristeza
• Escola Coronel Afonso Emílio Massot - bairro Azenha
• Colégio Júlio de Castilhos - bairro Santana






Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895