Estudantes ocupam colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre

Estudantes ocupam colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre

Grupo garante que ficará 24 horas no local e que divulgará pauta de demandas nesta sexta-feira

Jéssica Mello

Grupo garante que ficará 24 horas no local e que divulgará pauta de demandas nesta sexta-feira

publicidade

Alunos do Colégio Estadual Júlio de Castilhos ocuparam a instituição por volta das 19h desta quinta-feira. A ideia, segundo o Grêmio Estudantil, é permanecer no local pelas próximas 24h, mas as pautas do movimento serão divulgadas apenas amanhã pela manhã após a chegada dos alunos do turno. Cerca de 40 estudantes estão no prédio para passar a noite. Uma faixa foi colocada na grade da instituição com as palavras "Ocupa Julinho 24h".

Essa foi a terceira escola estadual ocupada. Alunos estão também no Colégio Estadual Coronel Emílio Afonso Massot, no bairro Azenha, e na Escola Estadual Agrônomo Pedro Pereira, no bairro Agronomia. Os estudantes pedem por melhorias estruturais e reclamam da falta de professores em algumas disciplinas. A Secretaria de Educação informou que realizou o depósito de R$ 5,6 milhões na conta de escolas estaduais, como a Pedro Pereira e a Coronel Afonso Emílio Massot. O valor é parte da autonomia financeira do mês de março e os repasses foram realizados logo após a quitação da folha do funcionalismo.

Outras manifestações ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornelas, no bairro Coronel Aparício Borges, após assalto à vice-diretora e na Escola Técnica Senador Ernesto Dornelles, no Centro Histórico, contra a falta de repasses da verba de manutenção da escola e do parcelamento dos salários de professores e funcionários.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895