Estudantes que ocuparam Sefaz vão se reunir com secretário da Educação

Estudantes que ocuparam Sefaz vão se reunir com secretário da Educação

Encontro mediado pela Justiça será às 14h30min

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Estudantes que ocuparam Sefaz vão se reunir com secretário da Educação

publicidade

Representantes do Comitê de Escolas Independentes (Cei), que nessa quarta promoveram a ocupação do prédio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), serão recebidos a partir das 14h30min desta quinta pelo secretário da Educação do Estado, Luís Alcoba, em reunião mediada pela Justiça. O encontro acontece no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Foro Central de Porto Alegre. Três estudantes do grupo já iniciaram tentativa de negociação, ontem, no mesmo local, por não concordarem com o acordo firmado pelo governo com a maior parte dos alunos que ocupam escolas.

Segundo o representante do Instituto de Educação General Flores da Cunha, Fredericco Restori, a principal reivindicação é a retirada do PL 44, e não apenas o adiamento aceito pelos demais colegas. Na quarta-feira, Alcoba afirmou que aceitaria seguir negociando com o grupo de dissidentes se eles concordassem em não ocupar mais prédios públicos além das escolas.

O Comitê Independente afirma representar alunos de 12 escolas estaduais ocupadas em Porto Alegre e oito do Interior do Estado. Já o Comando das Escolas em Luta, que entrou em acordo com o Piratini, conta com adesão de estudantes de cerca de 100 colégios. Grande parte deles começou a deixar as instituições de ensino, desde ontem, conforme a Secretaria da Educação. O governo conta com decisão judicial que permite a reintegração de posse dos locais que permanecerem ocupados, mas afirma que está aberto à manutenção da negociação.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895