Estudantes seguem desocupando escolas pelo Rio Grande do Sul

Estudantes seguem desocupando escolas pelo Rio Grande do Sul

Sexta ocorre um protesto contra o projeto que criminaliza o professor que expressar opinião política em aula

Cláudio Isaías

Estudantes estão fazendo a limpeza dos prédios antes da desocupação

publicidade

As escolas da rede pública de Porto Alegre seguem sendo desocupadas pelos estudantes. No colégio Júlio de Castilhos, os alunos realizaram na manhã desta quarta-feira a limpeza dos banheiros e das salas de aula que serviram de dormitório durante o período de ocupação. No colégio Emílio Massot, o primeiro a ser ocupado no dia 11 de maio, os alunos deixaram o prédio na terça-feira à noite depois realizarem a limpeza do prédio. Já no Protásio Alves, os estudantes deixaram o colégio na sexta-feira passada.

Nesta quarta de manhã, os estudantes que ainda ocupavam 35 escolas no Rio Grande do Sul afirmaram que deixariam as instituições de ensino até o meio-dia. O prazo acertado entre o governo do Estado e os alunos que ocuparam os colégios por 42 dias terminou na quinta-feira. O Comitê das Escolas Independentes, que representa 20 instituições de ensino no Rio Grande do Sul, informou que o prazo de desocupação seria respeitado.



O governo estadual declarou que o movimento dos estudantes não seriam criminalizadas e não haveria intervenção da Brigada Militar nas escolas.

Os estudantes realizam nesta sexta-feira uma mobilização denominado “Largo Vivo das Escolas Independentes Ocupadas”, a partir das 18h, em frente ao Paço Municipal, no Centro de Porto Alegre. A proposta da manifestação é realizar uma discussão sobre a educação pública de qualidade.

A mobilização dos estudantes fará um protesto contra o projeto de lei 190/2016, do deputado Marcel Van Hatten (PP), que, segundo os alunos, “criminaliza o professor que expressar opinião política em sala de aula”. O movimento Ocupa Tudo RS informa que 158 escolas foram ocupadas por estudantes em todo o Rio Grande do Sul em defesa da escola pública de qualidade.



Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895