Excelência em pós-graduação cresce 37% em avaliação da Capes

Excelência em pós-graduação cresce 37% em avaliação da Capes

RS apresenta destaques positivos na avaliação quadrienal de programas, como em cursos de PUCRS, Ufrgs e UFSM

Correio do Povo

A PUCRS obteve o conceito 6, de excelência, na avaliação

publicidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta semana (em 19 de dezembro) os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Dos 4.512 PPGs stricto sensu avaliados, 34% aumentaram a nota; 54% mantiveram-se no patamar; e 4% tiveram redução nas notas. A nota atribuída a cada programa vai de 1 a 7. O mínimo para manter funcionamento é 3. E as notas 6 e 7 colocam o PPG no nível de excelência acadêmica.

A avaliação indicou acréscimo de 37% entre os PPGs de excelência, passando de 490 para 671. Assim, agora o Brasil possui 261 PPGs com nota 7 (a mais alta). São 410, com nota 6; ainda 1.030, com 5; tem 1.786, com 4; e 980, com 3. Obtiveram nota abaixo de 3 e serão descredenciados 45 programas no país.

Sérgio Avellar, diretor de Avaliação da Capes, considera que “o resultado mostra, de fato, qual a importância que os programas de pós-graduação têm para a sociedade brasileira, a partir das atuações de quem por eles se formou; aconteçam em empresas, no serviço público ou na própria Academia”. 

Entre os objetivos da avaliação estão traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, verificar o desempenho e zelar pela qualidade. O procedimento ainda avalia se as metas educacionais foram atingidas; a qualidade da formação de mestres e doutores pelos programas; e a produção intelectual.

O RS possui atualmente 428 programas de pós (PPGs). Destes, houve acréscimo na nota em 163 e redução em 15. Em outros 215 programas, a nota se manteve em 215 programas, a nota se manteve. Foram também lançados 25 programas de pós novos ao longo dos quatro anos. Entre os destaques positivos vericados na avaliação no Estado, está a PUCRS, em Porto Alegre, que conquistou seu melhor desempenho histórico, e se manteve como a melhor pós-graduação do Brasil entre instituições de Ensino Superior com mais de 10 PPGs. A PUCRS obteve conceito 6, de excelência; sendo que dos 22 PPGs, 95% alcançaram as notas de 5 a 7; e 50% tiveram evolução no conceito.

Já entre as universidades com mais de 50 PPGs, a Universidade Federal do RS (Ufrgs) se destacou, com média de 5,37 nos cursos. Foi seguida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com média de 4,57. Acesso às notas e ao resultado completo da pesquisa pelo site do Governo Federal.




Pós-graduação, Formação para dirigentes educacionais e Prêmio de redação: confira a agenda deste sábado

Seleções são realizadas pela Universidade Estadual do RS, Federal do RS e Associação dos Juízes do estado

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895