Feira EducationUSA aproxima alunos gaúchos do sonho de estudar em universidades americanas

Feira EducationUSA aproxima alunos gaúchos do sonho de estudar em universidades americanas

Feira realizada no hotel Hilton, em Porto Alegre, contou com a participação de 24 instituições de ensinos dos EUA e oportuniza cadastro para vagas em universidades

Rodrigo Thiel

Nas bancas das universidades americanas, alunos gaúchos puderam tirar dúvidas e realizarem cadastros para vagas no ensino superior dos EUA

publicidade

O estudante de Produção Fonográfica, Cássio Lanz, de 19 anos, foi um das centenas de estudantes que visitaram a Feira EducationUSA na noite desta sexta-feira, no hotel Hilton, em Porto Alegre. O programa faz parte do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e busca facilitar o acesso de brasileiros em cursos em universidades americanas.
Aluno da Unisinos em Porto Alegre, o jovem conta que buscou por universidades da Filadélfia, onde sonha em seguir sua formação universitária. “Eu fui em várias bancas. Em uma das universidades, me falaram que ele tem estudo de gravação e um monte de coisa. Tenho muito interesse em ir pros Estados Unidos. Eu adoraria me mudar para lá e transferir meu curso”, contou.

De acordo com a coordenadora da Feira EducationUSA no Brasil, Simone Ferreira, existem mais de 16 mil alunos brasileiros nos EUA, colocando o Brasil como o nono país com mais estudantes nas universidades americanas. “Estudar nos EUA não é apenas um sonho. Nosso trabalho é ajudar a fazer esse sonho se concretizar. Somos um povo muito criativo e com muita diversidade. E isso é muito reconhecido lá fora”, destacou.

Na edição de Porto Alegre, participaram 24 universidades americanas, com bancas para informações e cadastros de estudantes interessados. As próximas edições da Feira EducationUSA acontecem nos dias 15 em Belo Horizonte e 18 em São Paulo. Simone conta que, entre as etapas do processo de cadastro, estão provas, tradução de documentos, redações e formulários. “Os alunos vão ter que falar, ler e escrever em inglês. Além disso, muitas universidades oferecem bolsa de estudo para os alunos de fora”, completou.

Apenas na primeira hora da feira, mais de 900 inscrições já haviam sido feitas por interessados em estudar em instituições americanas. Conforme a EducationUSA, os cursos mais procurados são Engenharia, Economia, Relações Internacionais, Políticas Sociais e Administração. Além da capital gaúcha, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Curitiba já sediaram a feira neste ano.

Ao todo, a EducationUSA possui 42 escritórios no Brasil, sendo dois no RS: um na PUCRS, em Porto Alegre, e outro dentro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra. Segundo o órgão, o principal objetivo é levar informações para pessoas interessadas em estudar nos EUA, aproximando o contato entre universidades e estudantes brasileiros.

Tainã Rosa é formada em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e atua como professora dos anos iniciais da rede pública. Ela é outro exemplo de pessoa que o EducationUSA ajudou a realizar o sonho de estudar nos EUA. Tainã iniciará seu doutorado na Universidade do Texas, em Austin, em agosto deste ano, a partir do programa Oportunidades Acadêmicas, destinado para alunos de baixa renda e alta performance. Na universidade americana, ela participará de uma pesquisa sobre línguas e culturas ibéricas e latino-americanas.

“Desde cedo, comecei dentro dos programas do EducationUSA, com cursos de inglês e outros estudos. O programa me ajudou muito. Eles pagaram por tudo, como as provas de proficiência, que são coisas realmente muito caras. Os EUA apoiam isso por conta de acordos de cooperação internacional, principalmente para que estudantes trabalhem com pesquisas que não existem por lá”, falou Tainã.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895