Gaúchos têm destaque com tecnologias espaciais
Escola de Bagé desenvolve projeto após ser aprovada em concurso da Nasa
publicidade
O céu até pode ser o limite para alguns, mas não para dois grupos de estudantes gaúchos, de Bagé e Lajeado. Eles levaram suas ideias muito além do horizonte, e conquistaram importante classificação em projeto da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e premiações nacionais no desenvolvimento de foguetes.
A única equipe brasileira selecionada no Human Exploration Rover Challenge (Herc) – que incentiva estudantes a projetar, desenvolver, construir e testar tecnologias de exploração espacial – é da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, em Bagé. O trabalho dos alunos do curso técnico de Mecânica foi aceito pela Nasa, em edição do evento que foram aprovados 61 projetos, de 30 países.
A ideia que classificou os alunos é um veículo movido por força humana, a pedaladas. Integram a equipe, os alunos Isabelli Marques, Sofia Oliveira, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Ferreira. E o coordenador é o professor Rodimar Acosta. Agora, os jovens precisam projetar, desenvolver, construir e testar o rover, veículo de exploração espacial, até abril de 2023, para o concurso no Alabama (EUA). Atualmente, o projeto está em fase estrutural, e aguarda insumos para execução. A diretora da escola, Sonia Trindade, juntamente com a 13ª Coordenadoria Regional (CRE) e a Secretaria Estadual da Educação, comprometeram-se em arcar com estes custos e as despesas da viagem.
Já estudantes do Ensino Médio integrado, no Campus Lajeado do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), também conquistaram importantes premiações. Duas equipes retornaram da 32ª Jornada de Foguetes com novos conhecimentos, experiências e medalhas de ouro e prata. Eles participaram da competição em outubro, em Barra do Piraí (RJ), junto a alunos de todo o país. As equipes vencedoras são integradas por Felipe Bruxel e Eduarda Camilo (4º ano do curso integrado de Administração), que conquistaram medalha de ouro; e por Tiago e Samuel Steffler (3º ano do integrado de Automação Industrial), que alcançaram a prata. Eles são orientados pelo professor Ismael de Lima. A jornada de foguetes é um evento anual da Sociedade Astronômica Brasileira.
Salão de Iniciação Científica dá prêmios à rede municipal
O I Salão de Iniciação Científica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre contou com a participação de 69 escolas e ocorreu na última semana (26 e 27 de outubro), no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Foram apresentados cerca de 150 trabalhos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os alunos usaram conceitos da ciência, da tecnologia, da escrita e das artes para mostrar como a sociedade poderia solucionar problemas como poluição, acessibilidade, preconceito e, até os perigos de expor, em exagero, a vida pessoal nas redes sociais. O objetivo do evento foi divulgar os projetos, com a ajuda e o acompanhamento de professores e orientadores.
Para a secretária Sônia Rosa, o empenho e a alegria dos alunos “reforçam a certeza de que trabalhar esses conteúdos nas escolas é o caminho certo, além de deixar a aprendizagem mais inclusiva, interessante e qualificada para os estudantes”.