Gaúchos têm destaque com tecnologias espaciais

Gaúchos têm destaque com tecnologias espaciais

Escola de Bagé desenvolve projeto após ser aprovada em concurso da Nasa

Correio do Povo

Escola de Bagé desenvolve projeto após ser aprovada em concurso da Nasa

publicidade

O céu até pode ser o limite para alguns, mas não para dois grupos de estudantes gaúchos, de Bagé e Lajeado. Eles levaram suas ideias muito além do horizonte, e conquistaram importante classificação em projeto da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e premiações nacionais no desenvolvimento de foguetes.

A única equipe brasileira selecionada no Human Exploration Rover Challenge (Herc) – que incentiva estudantes a projetar, desenvolver, construir e testar tecnologias de exploração espacial – é da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, em Bagé. O trabalho dos alunos do curso técnico de Mecânica foi aceito pela Nasa, em edição do evento que foram aprovados 61 projetos, de 30 países.

A ideia que classificou os alunos é um veículo movido por força humana, a pedaladas. Integram a equipe, os alunos Isabelli Marques, Sofia Oliveira, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Ferreira. E o coordenador é o professor Rodimar Acosta. Agora, os jovens precisam projetar, desenvolver, construir e testar o rover, veículo de exploração espacial, até abril de 2023, para o concurso no Alabama (EUA). Atualmente, o projeto está em fase estrutural, e aguarda insumos para execução. A diretora da escola, Sonia Trindade, juntamente com a 13ª Coordenadoria Regional (CRE) e a Secretaria Estadual da Educação, comprometeram-se em arcar com estes custos e as despesas da viagem.

Já estudantes do Ensino Médio integrado, no Campus Lajeado do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), também conquistaram importantes premiações. Duas equipes retornaram da 32ª Jornada de Foguetes com novos conhecimentos, experiências e medalhas de ouro e prata. Eles participaram da competição em outubro, em Barra do Piraí (RJ), junto a alunos de todo o país. As equipes vencedoras são integradas por Felipe Bruxel e Eduarda Camilo (4º ano do curso integrado de Administração), que conquistaram medalha de ouro; e por Tiago e Samuel Steffler (3º ano do integrado de Automação Industrial), que alcançaram a prata. Eles são orientados pelo professor Ismael de Lima. A jornada de foguetes é um evento anual da Sociedade Astronômica Brasileira.

Salão de Iniciação Científica dá prêmios à rede municipal

O I Salão de Iniciação Científica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre contou com a participação de 69 escolas e ocorreu na última semana (26 e 27 de outubro), no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Foram apresentados cerca de 150 trabalhos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os alunos usaram conceitos da ciência, da tecnologia, da escrita e das artes para mostrar como a sociedade poderia solucionar problemas como poluição, acessibilidade, preconceito e, até os perigos de expor, em exagero, a vida pessoal nas redes sociais. O objetivo do evento foi divulgar os projetos, com a ajuda e o acompanhamento de professores e orientadores.

Para a secretária Sônia Rosa, o empenho e a alegria dos alunos “reforçam a certeza de que trabalhar esses conteúdos nas escolas é o caminho certo, além de deixar a aprendizagem mais inclusiva, interessante e qualificada para os estudantes”. 

 




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895